24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Cuide de seu sorriso!

Pessoas na terceira idade são as mais afetadas pela ausência de dentes naturais

O avanço da idade traz consigo diversas mudanças: os cabelos embranquecem, a textura da pele se torna mais flácida, o corpo muda e até a saúde bucal é afetada, se não tratada de maneira correta.

De acordo com dados Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade dos idosos capixabas não possuem seus dentes naturais. O número aponta para a necessidade de um cuidado odontológico especializado nessa fase.

- Continua após a publicidade -

A saúde bucal reflete diretamente na qualidade de vida do indivíduo, por isso tão importante o acompanhamento preventivo. “Já é de conhecimento que diversas doenças estão conectadas a falta de cuidados com a boca, o que, para os idosos, pode servir como porta de entrada para doenças sistêmicas comuns nessa fase da vida, como osteoporose, artrite, artrose, diabetes, problemas cardiovasculares e endócrinos”, alerta a dentista Catarina Riva.

O problema da perda de dentes pode estar ligado a uma má higienização bucal devido ao próprio processo de envelhecimento, segundo a especialista. Ela alega que algumas pessoas podem perder a capacidade de motricidade fina, que é a execução de movimentos com precisão. “No entanto nós temos aí utensílios que podem ajudar nessa questão, como o caso das escovas elétricas, que podem ser uma alternativa para auxiliar na correta higienização oral e evitar o problema”, afirma.

Outro motivo da perda de dentes está em razão de cáries, devido ao consumo exagerado de açúcar. Segundo a dentista, o principal problema que a falta de dentes pode gerar é a capacidade de mastigar bem os alimentos. “A dificuldade de mastigação leva a transtornos no processo digestivo, como azia e má digestão. Além disso, falar se torna uma tarefa mais complicada quando se tem poucos dentes, podendo até afetar a vida social e a autoestima desse idoso”, disse.

Para aqueles que já perderam seus dentes e utilizam dentadura, a ortodontista alerta para os cuidados. “Tanto a dentadura quanto as próteses devem seguir uma rigorosa higienização. Deve ser utilizada uma escova específica para limpar todos os resíduos alimentares, bem como outra escova para realizar a higiene das gengivas e dos dentes naturais. Além disso, é importante fazer uma desinfecção na prótese com água sanitária. Lembrando que qualquer problema deve ser reportado ao dentista para evitar mais complicações”, revela.

De acordo com a especialista, problemas como cáries e doenças periodontais são comuns nessa fase da vida, por isso é tão importante manter os cuidados e limpeza em dia. “Com o tempo o corpo sofre muitas alterações e o sistema bucal é bastante afetado. Algumas das mudanças são: diminuição da sensibilidade gustativa; perda dos dentes; decréscimo do fluxo salivar; e perda de tonicidade na língua, já que com o tempo ela vai se tornando mais fraca e suas funcionalidades vão se deteriorando, dificultando assim a alimentação e a fala” explica.

Catarina pontua, ainda, que cuidar da alimentação e da saúde de forma geral também facilita no tratamento da boca do paciente e ressalta que independentemente da idade é importante que as consultas ao dentista sejam periódicas para garantir um sorriso de excelência na terceira idade.

Leia também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA