25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Covid-19: 96% das mortes no ES são de pessoas não vacinadas

O secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, atualizou as informações sobre a covid-19 no Espírito Santo

Por Munik Vieira

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (16), o secretário afirmou que as mortes por covid-19 em pessoas que não estavam imunizadas por completo chegaram a 96%.

- Continua após a publicidade -

“As vacinas representam o principal meio de combate à pandemia. Consideramos que as vacinas representam a principal esperança de termos um final de ano diferente do ano passado e um ano de 2022 no qual a agenda nacional não está permeada pela resistência a uma pressão assistencial gigantesca pela pandemia no sistema de saúde”, destacou.

Durante a coletiva, o secretário também destacou outros pontos importantes relacionados ao enfrentamento à pandemia.

ES segue em recuperação

“O Espírito Santo segue em recuperação de casos, internações e óbitos desde o fim da terceira onda. O Estado monitora e avalia os casos e internações diárias”.

147 mil capixabas não voltaram para a 2º dose

“Hoje são 147 mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. É isso que nós temos que trabalhar com força. A primeira dose faz a proteção inicial, mas a segunda consolida a resposta imunológica”, afirmou.

Mais pontos de testagem no ES

“Devemos alcançar outros pontos de testagens na Grande Vitória e no interior do Estado. A testagem é segura. Não há nenhum risco na coleta desse material. O teste de antígeno é em poucos minutos e hoje o Laboratório Central tem ofertado resultado em poucas horas. Dependendo da coleta, o resultado sai no mesmo dia ou no dia seguinte”, destacou.

Sábado será o ‘Dia D’ de vacinação no ES

“Com a confirmação da disponibilidade de vacinas para esta segunda quinzena de agosto, nós tomamos a decisão de ampliar a toda a população acima de 18 anos com o início do esquema vacinal. Devemos ter no próximo sábado (21) um grande dia de mobilização para em todos os municípios bater recorde de vacinação. A Sesa irá constituir uma brigada de trabalhadores que vão se incorporar junto aos municípios e ter pontos de vacinação próprios. Alguns hospitais nos estacionamentos poderão organizar pontos e temos a expectativa de anunciar até quarta ou quinta-feira o total de vagas para o sábado”, adiantou Nésio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA