A população estará desobrigada de usar a máscara contra a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira, 14 de março
Por Wesley Ribeiro
Por meio da internet, o governador Renato Casagrande fez um novo pronunciamento sobre a pandemia de Covid-19 na tarde desta sexta-feira, 11 de março, e anunciou novas medidas. Uma das mais importantes é que a máscara não será mais exigida, em lugares abertos, nos municípios classificados no risco baixo para a transmissão da doença a partir da próxima segunda-feira, 14 de março.
A liberação do uso da máscara nessas condições tem a ver, especialmente, com a taxa de transmissão da Covid-19 que, segundo o governador, está em torno de 0,3%, “bem abaixo de 1%”.
- Covid-19: estamos vivendo provisoriamente?
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Temos três municípios em risco moderado para semana que vem, o mapa de risco completo sai mais tarde. Desde o início da pandemia, temos nos orientado por evidências científicas, critérios técnicos que reproduzem conceitos da pandemia. Quem governa precisa estar de forma muito objetiva tomando decisões, que as vezes são duras e nada simpáticas. Me orientei, além da crença em Deus, pelos diversos profissionais que têm me ajudado a tomar decisões. Neste momento, estamos em fase forte de recuperação da pandemia. É uma alegria dizer isso hoje, que estamos em queda de casos, óbitos e taxa de transmissão. Nos próximos 15 dias, podemos ter as menores médias móveis de casos e mortes. Agora a taxa está em torno de 0,3%, bem abaixo de 1%. É uma taxa de transmissão baixa que mostra que temos uma recuperação boa. Taxa de óbitos está um pouco acima de 7% mas em queda”.
Além disso, Casagrande explicou que o Espírito Santo voltará a ter classificação de risco “muito baixo” para a transmissão da Covid-19.
Assista o pronunciamento na íntegra no vídeo abaixo:
“Voltamos, a partir de segunda-feira (14), a ter classificação das regiões em risco muito baixo. Muda muita coisa. Eventos sociais não vão ter mais limitação, a não ser dos Bombeiros. Não passa a ter limitação de atividade econômica e social. A situação é 80% de vacinação com as duas doses das pessoas adultas, mais de 80% dos adolescentes e idosos acima de 60 anos”.
Risco muito baixo
Diante deste cenário, o governador do Estado explicou que as máscaras deixarão de ser exigidas em municípios de risco muito baixo.
“Estamos tomando outras decisões importantes. A partir deste momento, em franca queda, municípios em risco baixo para todo o Estado, nós não exigiremos máscara em ambiente aberto”.
A máscara estará liberada em ambiente aberto, mas continuará sendo recomendada em ambiente fechado nos municípios classificados em risco “muito baixo”
“Regiões de risco muito baixo: nelas, a máscara está liberada em ambiente aberto e recomendada no ambiente fechado. Também nos municípios que compõe as regiões no risco muito baixo, não precisarão mais exigir o passaporte de vacina”.
Uso com sintomas gripais
Ele também orientou que as pessoas que apresentarem sintomas ou virose devem usar as máscaras.
“Pessoas com algum sintoma ou virose, usem máscaras e façam testes. Devem e precisam usar máscaras e fazer teste. Alguns profissionais, da área da Saúde, por exemplo, se recomenda que as pessoas usem máscaras e temos regras específicas pra isso”.
Mas Casagrande garantiu que o governo não está dispensando o uso da máscara porque não possui efeito. O equipamento teve efeito grande e continuará tendo, inclusive pode ser incorporado no dia a dia.