26 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Corretor de Imóveis: responsável em interligar sonhos e realizações

Nos últimos anos vem aumentando o número de corretores e na mesma crescente a valorização do mercado imobiliário

Por Kebim Tamanini

Hoje é celebrado o Dia do Corretor (27/08), profissional responsável em interligar sonhos e realizações. No Espírito Santo há mais de 10.000 corretores de imóveis, mas aptos a exercerem a profissão, com suas obrigações em dia, são aproximadamente 4.500 profissionais, segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-ES).

- Continua após a publicidade -

O mercado imobiliário está numa crescente nos últimos anos e por este motivo teve aumento no número de profissionais da área. De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), entre 2020 e 2021, o número de corretores de imóveis no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil, um aumento de 11%.

Com valores de imóveis no Espírito Santo vem só aumentando, cresce a quantidade de pessoas interessadas em atuar nesta área. Segundo o levantamento realizado pelo Índice Fipe Zap, apontou que o valor do metro quadrado dos imóveis em Vitória ficou entre os dez mais caros do Brasil. Vila Velha também aparece no ranking entre as 50 cidades analisadas.

O corretor de imóveis, Renato Avelar, Broker Owner da RE/MAX Häuser, afirma que o mercado imobiliário vem passando por uma transformação sutil, e o Espírito Santo é uma referência para os demais estados. “O Espírito Santo é uma referência nacional. Aqui nós temos um dos metros quadrados mais caros do Brasil. É um mercado que está à frente do Brasil quando se diz em aspecto de profissionalismo”, conta.

É justamente esse cenário positivo que demanda dos corretores de imóveis técnicas de vendas cada vez mais atualizadas. Inegável a necessidade da profissão utilizar a tecnologia a seu favor, mas algumas novidades tecnológicas, como as plataformas digitais de vendas imobiliárias, acabam não sendo bem vistas dentro da classe. Aqueles que conseguirem utilizar a tecnologia de forma eficiente terão uma vantagem competitiva no mercado.

Nos últimos anos vem aumentando o número de corretores e na mesma crescente a valorização do mercado imobiliário
O número de corretores de imóveis no Brasil teve aumento de 11% nos últimos anos. Foto: Divulgação

Plataformas digitais

Os corretores de imóveis precisam ser aliados das plataformas digitais. Afinal, o cliente se sente mais seguro quando tem acesso a fotos, vídeos e até visitação virtual sem burocracia e muita agilidade. O ideal é que toda essa facilidade venha juntamente com um corretor de imóveis.

Alguns anos atrás, apareceram plataformas digitais de venda de imóveis, como o Quinto Andar e a recém-lançada Buskaza, fazendo com que os profissionais da área se sentissem prejudicados.

Renato Avelar explica esta sensação que pairou dentro da classe. “Estas plataformas vieram com uma promessa e muitos corretores se sentiram ‘ameaçados’. Elas, na verdade, fizeram com que os corretores se qualificassem mais, e passasse a usar mais recursos tecnológicos. No mundo de hoje, principalmente, com o bombardeio de informações digitais, a melhor plataforma, o melhor recurso tecnológico, é e sempre foi o olho no olho”, sentencia.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA