Corolla XEi 2.0 Flex: a maior potência da categoria

Para o motorista que não quer ter preocupação com manutenção de seu veículo, o Corolla é o automóvel ideal. A qualidade de sua fabricação e o projeto simples e confiável fazem dele um carro quase à prova de quebras. Suspensão equilibrada, motor potente e bom nível de equipamentos fazem com que todas as suas versões sejam bem valorizadas, em especial a XEi 2.0, que oferece uma excelente relação custo-benefício e é a mais procurada.

A dianteira do Corolla traz capô com linhas acentuadas e curvilíneas, privilegiando aspectos aerodinâmicos e harmonizando com o para choque de desenho marcante. Na lateral, destaque para a fluidez das formas, que criam um visual dinâmico, ressaltado pelo aumento da largura da carroceria, pelas colunas centrais finas e pelo teto de perfil baixo. Existe uma continuidade harmônica das linhas da lateral entre os eixos e a parte inferior dos para-choques.

A traseira também enfatiza as formas do modelo, onde sobressai a tampa do porta-malas que, além de ‘musculosa’, ainda acompanha em perfeita sintonia o caimento da coluna C. As lanternas traseiras seguem o desenho da parte superior do para-choque, invadem a tampa do porta-malas e – assim como os faróis dianteiros – têm luzes que criam um visual muito bonito quando acesas.

O sedã japonês veio para assumir a liderança de sua categoria. O novo motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex (inédito em um automóvel nacional) tem variador de fase hidráulico no eixo de comando das válvulas de admissão e escape. Também visando a uma queima mais eficiente do combustível – o que se traduz em melhor performance e consumo -, a Toyota adotou velas de irídio de corpo estreito, o que permitiu melhor posicionamento de seu eletrodo na câmara de combustão, segundo a engenharia. Além disso, apresenta potência máxima de 153 cv a 5.800 rpm com álcool.

De acordo com o teste realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia com sedãs médios 2.0 flex, encomendado pela Toyota, ele apresenta a maior potência de sua série, com menos consumo de combustível em ambiente urbano. Ao determinar motores exclusivos em função das versões de acabamento, a Toyota buscou potencializar ainda mais o 2.0. Sem dúvida, é um dos mais modernos motores aplicados em um veículo fabricado no Brasil.

O automóvel está, de fato, mais divertido e empolgante, oferecendo a troca sequencial das marchas que o 1.8 não tem. A calibragem de suspensão é mais firme do que sugere o perfil comportado da carroceria. Buracos e irregularidades do asfalto são filtrados de maneira mais eficiente, o que garante a manutenção do conforto.

E por falar em conforto, o Corolla XEi 2.0 tem transmissão automática de quatro marchas e apresenta bancos de couro, faróis de neblina, retrovisores rebatíveis eletricamente e com indicador de direção, faróis com acendimento automático, airbags laterais, piloto automático e câmbio com opção de trocas sequenciais na alavanca e por borboletas atrás do volante, exclusivos do XEi. Traz ainda ar digital, direção com auxílio elétrico, comandos do computador de bordo e do rádio no volante (regulável em altura e profundidade), airbag duplo, ABS, trio elétrico, rodas de liga leve e alarme.
Outros importantes aperfeiçoamentos mecânicos foram implantados no Corolla XEi 2.0 Flex para melhora do comportamento dinâmico. O ar-condicionado, por exemplo, recebeu um compressor de volume variável, que permite um gerenciamento mais eficiente do sistema e consequente funcionamento linear do equipamento, captando menos energia do motor. O resultado dessa alteração é a melhora no consumo de combustível e do conforto na cabine. Também foi ajustado o sistema da direção elétrica, que ficou com uma resposta mais direta, proporcionando maior esportividade na condução do veículo. As molas da suspensão traseira e dianteira foram recalibradas, deixando o sedã mais firme, sem comprometer seu conforto.

[important color=blue title=Destaques do modelo]

• Acendimento automático dos faróis
• Retrovisores externos eletrorretráteis com indicador de direção
• Banco de couro (natural e ecológico) e duplo air bag lateral
• Câmbio automático com shiftronic e paddle shift[/important]

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