Agenda do coral percorre cidades capixabas, celebra o espírito natalino e fortalece a integração cultural; veja datas e locais
Por Thamiris Guidoni
O clima natalino ganha novos acordes neste mês de dezembro. A partir desta sexta-feira (5), o Coral ArcelorMittal inicia a temporada especial de fim de ano com sete apresentações gratuitas, sem necessidade de retirada prévia de ingressos. Entre os dias 5 e 19, o grupo leva cantos natalinos a palcos, praças e comunidades do Espírito Santo e de Minas Gerais, encerrando a programação no tradicional Natal de Luzes do Parque da Prainha, em Vila Velha.
Com 39 anos de trajetória, o Coral ArcelorMittal é um dos grupos mais longevos em atividade no Estado. Formado por 45 coralistas, o conjunto é reconhecido pela excelência musical e pela continuidade de um trabalho que se reinventa ano após ano, sob a regência dos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato.
Neste mês, o repertório é totalmente dedicado ao espírito natalino. As apresentações celebram o encerramento do ano com canções que despertam memória afetiva e encantamento. O projeto cultural é realizado pela MM Projetos Culturais e pelo Instituto Parceiros do Bem, com patrocínio da ArcelorMittal.
Fundador do grupo, o maestro Adolfo Alves é considerado peça central na preservação da identidade do coral ao longo de quase quatro décadas. Já Ângela Volpato, que passou a integrar a regência em 2023, imprime novos arranjos e amplia o repertório, fortalecendo o crescimento artístico.
“Para este ano elaboramos um repertório variado que vai desde as tradicionais músicas natalinas como ‘Noite Feliz’, até as canções contemporâneas e arranjos de jazz”, afirma.
A proposta do coral segue além da música. Ao circular por diferentes cidades, o grupo reforça a democratização do acesso à cultura, valoriza a diversidade e incentiva o desenvolvimento artístico e o espírito de comunidade. O repertório transita entre clássicos da música brasileira, como “Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga; obras internacionais, como “Hallelujah”, de Leonard Cohen; e canções tradicionais do Espírito Santo, como as “Três Toadas de Congo”.
Programação da temporada de Natal do Coral ArcelorMittal 2025

Sexta-feira – 05.12
Horário: 19h
Local: Sede da Associação de Moradores de Praia de Carapebus — Praia de Carapebus, Serra (ES)
Sábado – 06.12
Horário: 19h
Local: Paróquia Santo Antônio de Pádua — Rua Cel. Francisco Alves Ataíde, Athayde, Centro, Rio Novo do Sul (ES)
Sexta-feira – 12.12
Horário: 19h
Local: Mercado Municipal — Rua Sinval Florêncio da Silva, Chácara Brum, Muriaé (MG)
Segunda-feira – 15.12
Horário: 19h
Local: Praça Costa Pereira — Av. Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória (ES)
Terça-feira – 16.12
Horário: 19h
Local: Praça do Bairro Cidade Continental — Rua Vietnã, Cidade Continental – Setor Ásia, Serra (ES)
Quinta-feira – 18.12
Horário: 19h
Local: Igreja Matriz de Santa Leopoldina — Rua Porfírio Furtado, Santa Leopoldina (ES)
Sexta-feira – 19.12
Horário: 20h30
Local: Parque da Prainha — Centro, Vila Velha (ES).

