23.9 C
Vitória
domingo, 19 setembro, 2021

Cooperativas empregam mais de 9 mil pessoas no Espírito Santo

Neste sábado, 3 de julho, é o Dia Internacional do Cooperativismo. Cooperativas empregam mais de 9 mil pessoas no estado

Por Samantha Dias 

No primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. A comemoração mundial acontece desde 1923, e, em 2013, essa data foi nacionalizada, com a participação dos estados brasileiros e a adesão à campanha de responsabilidade social “Dia de Cooperar”.

O Sistema OCB-ES (Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo), junto às 134 cooperativas espalhadas pelos municípios capixabas, vão celebrar a data neste sábado (3) com um show beneficente transmitido pelo Youtube.

“Essa data é importante para chamar a atenção para o cooperativismo, modelo de negócio sustentável e responsável, que busca desenvolver os cooperados, os empregados e a comunidade. O produtor rural não vende sozinho, quando cooperado ele consegue vender em grande escala. No segmento de crédito, as cooperativas oferecem serviços financeiros de forma mais justa”, disse Bianca Rocha, analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Capixaba, cooperativas empregam mais de 9 mil pessoas e representam 5,3% do PIB capixaba. “O cooperativismo tem importante contribuição no desenvolvimento econômico e social”, afirmou Bianca.

Dia de Cooperar

O Dia C, ou Dia de Cooperar, é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais e está organizado no formato de iniciativas voluntárias de  responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB. Cooperativas do Espírito Santo foram convidadas a desenvolver ações em suas regiões e as campanhas podem acontecer até o final de novembro. 

Mas neste sábado (3) será realizada também uma Live solidária com a apresentação da dupla sertaneja Breno e Bernardo, organizada pelo Sistema OCB/ES, para arrecadar doações para famílias impactadas pela pandemia. A transmissão será a partir das 16h30, no canal no Youtube.

O evento tem o objetivo de combater a fome com a arrecadação de doações para a compra de cestas básicas que serão destinadas a famílias do estado impactadas pela pandemia.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade