22.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Cooabriel chegou a 1 milhão de sacas de café

Rota do Café
Foto: Divulgação

Cooabriel chegou a 1 milhão de sacas de café de 60kg recebidas dos cooperados em toda sua área de ação

Por Samantha Dias 

Na último dia 18 de junho, a Cooabriel –  Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel – chegou a 1 milhão de sacas de 60kg de café recebidas dos cooperados em toda sua área de ação. Apesar de a cooperativa já ter atingido essa marca em anos anteriores, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, fez questão de celebrar e destacar a conquista em um momento atípico, segundo ele.

“Esta ano a colheita do café está muito atípica. Ela começou com atraso, mais tarde do que nos anos anteriores, e esbarrou na dificuldade de mão de obra”, disse.

Bastianello disse que os principais motivos que ajudam a explicar a ausência de mão de obra na colheita são a mudança no calendário, já que o café amadureceu mais tarde este ano e os trabalhadores estavam habituadas a colher mais cedo; e o pagamento do auxílio emergencial que teria desestimulado algumas pessoas para o trabalho.

Segundo o presidente, em relação ao ano passado, nesta mesma época do ano, a cooperativa teria recebido 3% a mais do que neste ano. Ele afirmou que a previsão da cooperativa é de atingir neste ano 1,8 milhão de sacas de café.

“A expectativa da cooperativa é de crescimento e profissionalização do setor. O produtor precisa entender que quem não se profissionalizar terá dificuldades. Produtor profissionalizado vai produzir mais, com mais qualidade e rentabilidade. Estamos colocando técnicos à disposição para orientar sobre como combater doenças e pragas, por exemplo. Além disso, estamos passando por período de mudanças na atividade e é preciso considerar a dificuldade de mão de obra para fazer inovações”, acrescentou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade