24.9 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Consumo de cafés especiais cresce 17%

Consumo de cafés especiais cresce 17%Com o crescimento no número de cafeterias e a adesão do público a esses serviços, o consumo de cafés especiais aumentou 17% e já ultrapassou a opção pelos cafés tradicionais. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que revelou também um aumento de 307% no consumo do produto fora de casa nos últimos sete anos.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Café do Espírito Santo (Sincafé), Egídio Malanquini, as empresas tem despertado para essa mudança de hábito do consumidor. “Hoje, o Estado produz cerca de 160 toneladas de cafés finos. De todo o café produzido aqui no Estado, apenas 15% é exportado, sendo que o restante é consumido pelos capixabas e estados vizinhos, como Minas Gerais e Bahia”, afirmou.

- Continua após a publicidade -

Salão de Cafés Especiais

Para acompanhar e desenvolver ainda mais esse nicho foi criado no ano passado o Salão de Cafés Especiais. “O evento quer criar um elo entre indústrias e varejo. É fundamental estimular os varejistas a criarem um espaço adequado para receber estes cafés em seus estabelecimentos em um lugar de destaque, para que tenha sua diferença acentuada em relação ao tradicional, assim como ocorre com o vinho”, explicou Malanquini.

O Salão está em sua segunda edição e será realizado dentro da Super Acaps Panshow, de 5 a 7 de julho, no Pavilhão de Carapina. “Este mercado é crescente no Estado. Ao todo, 25 empresas produzem essa variedade de café e esse número tende a crescer, uma vez que as pequenas e micro empresas estão se voltando para produção este tipo de produção”, reforça o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini, que completa: “As micro e pequenas indústrias vão sair na frente, já que é um produto que requer cuidado e controle que só as MPE’s podem oferecer”.

Palestras

A programação do 2º Salão de Cafés Especiais trará palestras sobre temas de interesse do setor, como a Instrução Normativa IN-16, do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que define os padrões de qualidades para os grãos. Outro item será o Selo de Pureza da Abic, iniciativa cuja participação pode ajudar os empresários a adequarem seus produtos à legislação federal. Além disso, também será possível aprender a fazer um bom café e conhecer dicas da barista Cléria Junqueira para montar uma cafeteria.

Autoridades

Entre as autoridades que já confirmaram presença, estão o presidente da Abic, Takamitsu Sato e a diretoria da Instituição; o presidente da Findes, Lucas Izoton; o Governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Agricultura, Enio; o presidente eleito da Findes, Marcos Guerra e o Deputado Atayde Armani.

Programação

Dia 05 de julho
16 horas – Abertura oficial do Salão de Cafés Especiais
18 horas – Palestra “Café – um novo olhar para a categoria”
Palestrante: Nathan Herszkowicz

19 horas – “Tendências de consumo e inovação no mercado de café”
Palestrante: Mônica Pinto.
Dia 06 de julho
Serviço de café na padaria, um bom negócio.
Horário: 17h, 19h e 20h
Palestrante: Cleia Junqueira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA