25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Alteração de limite do parque Von Schilgen será debatido nesta terça-feira (20)

A mudança incluirá trechos do Morro do Cruzeiro que atualmente estão fora dos limites

Moradores poderão participar da consulta pública sobre a alteração dos limites da unidade de conservação do Parque Natural Municipal Von Schilgen, situado no Morro do Cruzeiro, na Praia do Canto, nesta terça-feira (20), às 19 horas, no auditório da Igreja Santa Rita de Cássia, que fica na rua Fortunato Ramos, nº 345, em Santa Lúcia.

Com a mudança, será ampliada a conservação da biodiversidade do parque, através da inclusão de trechos do Morro do Cruzeiro que se encontram fora dos seus limites e a exclusão de área antropizada (área cujas características originais foram alteradas), com baixa diversidade biológica constituída por uma edificação tombada.

- Continua após a publicidade -

Realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a consulta visa a ampliar a discussão, dar publicidade e transparência e obter informações, opiniões e críticas da sociedade acerca do projeto.

SNUC

A regulamentação para alteração e supressão dos limites das unidades de conservação são previstas na Constituição Federal e na lei federal nº 9.985/2000, conhecida como “Lei do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza”.

“Estaremos lá para apresentar as nossas propostas e ouvir a população com novas ideias e também novas propostas. A participação da comunidade do entorno do parque é primordial”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Parque

O Parque Natural Municipal Von Schilgen é uma unidade de conservação que pertence ao grupo de proteção integral, ou seja, no espaço pode ser feito apenas o uso indireto com ações de turismo ecológico, trilhas, pesquisa e educação ambiental.

O parque possui uma área de 71.259,27 metros quadrados, onde se destaca o Morro do Cruzeiro, que é um importante monumento natural do município, recoberto por vegetação predominantemente rupícola, de preservação permanente, entremeado por trilhas que chegam até o mirante natural do Cruzeiro, com 69 metros de altitude, em que se destaca uma cruz de madeira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA