24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Conheça as 10 regiões turísticas do ES

Metropolitana, dos Imigrantes, Caparaó e Doces Pontões são algumas das regiões que guardam gastronomia, lazer, cultura, história e muitas belezas naturais

Por Daniel Hirschmann

O Espírito Santo está dividido em dez Regiões Turísticas com atrações tão variadas quanto ricas. A cada passo do caminho entre o norte e o sul, o leste e o oeste do estado, as opções de lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais se oferecem generosamente aos visitantes, proporcionando experiências inesquecíveis e momentos de muitas descobertas, conhecimento, aventura e diversão. Vamos conhece-las?

- Continua após a publicidade -

Região Metropolitana
Tem uma variedade de atrativos turísticos para os mais diversos gostos, desde o agito da cidade, aos refúgios do campo, praias, gastronomia, turismo religioso, folclore, museus, ecoturismo, parques, pesca marítima esportiva, agroturismo e badalação. Neste roteiro estão o maior aeroporto do Estado, ampla rede hoteleira e centros de convenções para eventos de negócios.

Praia da Guarderia, em Vitória. Foto: Fabrício Lima
Praia da Guarderia, em Vitória. Foto: Fabrício Lima

Região dos Imigrantes
Montanhas, rios, cachoeiras, história, gastronomia e cultura são alguns dos atrativos turísticos das cidades desta região, que foi colonizada por imigrantes europeus e seus descendentes. Entre os atrativos, estão o cultivo de frutas como uvas, maçãs e morangos com a agricultura familiar, em sítios abertos à visitação, e que podem ser colhidos pelos próprios visitantes.

Vista da Cervejaria Três Santas, em Santa Teresa. Foto: Reprodução/Instagram
Vista da Cervejaria Três Santas, em Santa Teresa. Foto: Reprodução/Instagram

Região do Caparaó Capixaba
Ideal para a prática do turismo de aventura, do ecoturismo e do agroturismo, a região fica no entorno do Parque Nacional do Caparaó. Tem parte da Serra do Mar e da Mantiqueira, o Pico da Bandeira e o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. O Parque Nacional e seu entorno encantam por conta de suas belezas naturais, bucolismo, misticismo, gastronomia, cultura e história.

Conheça as 10 regiões turísticas do ES
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, no Caparaó – Foto: Karol Gazoni/ Divulgação Setur

Região do Verde e das Águas
A região fica no litoral norte capixaba. Apresenta riquezas naturais e culturais que convidam o turista a descobrir a história e vivenciar o bucolismo de praias, rios e lagos. Contém o maior complexo lacustre do Sudeste brasileiro, dunas em frente ao mar, e também abriga reservas das tribos Tupiniquins e Guarani.

Praia de Coqueiral de Aracruz. Foto: Yuri Barichivich
Praia de Coqueiral de Aracruz. Foto: Yuri Barichivich

Região dos Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba
A região tem força no ramo de mármore e granito, além de atrativos diversos, como artesanato, patrimônio histórico e cultural, cachoeiras, agroturismo, ecoturismo e festas típicas. Na gastronomia, a carne de sol é o destaque.

A Pedra do Elefante, em Nova Venécia. Foto: Luiza Maklouf
A Pedra do Elefante, em Nova Venécia. Foto: Luiza Maklouf

Região Doce Pontões Capixabas
Oferece diversas opções de turismo, como ecoturismo, turismo rural, religioso, cultural, gastronômico e de negócios e eventos. O turismo de negócios é o mais forte, devido às potencialidades econômicas concentradas nos mercados de mármore e granito, confecções e vestuário, além de produção rural diversificada.

Conheça as 10 regiões turísticas do ES
Mirante São Pedro Frio, em Colatina Foto: Comunicação PMC

Região Sul Capixaba dos Vales e do Café
Esta região reúne lazer, belezas naturais, cultura e bons negócios. Lá fica o principal polo do Brasil no setor de mármore e granito. Além disso, um patrimônio histórico com palácios espalhados pelas cidades, alguns deles tombados. Também se destacam os casarios que retratam a cultura da época colonial e resgatam os costumes e tradições dos povos libaneses, italianos e portugueses.

Igreja de Muqui. Foto: Prefeitura de Muqui
Igreja de Muqui. Foto: Prefeitura de Muqui

Região das Montanhas Capixabas
É composta por municípios com forte influência europeia. Os descendentes mantêm as tradições alemãs, italianas, pomeranas e polonesas herdadas dos imigrantes. Suas belezas naturais e clima ameno dão um charme especial à região, que é muito visitada no inverno. Destacam-se os produtores locais e seus queijos, cervejas artesanais, café, pães e outras delícias.

Pdra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra. Foto: Tadeu Bianconi
Pdra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra. Foto: Tadeu Bianconi

Região Doce Terra Morena
É rica em belezas naturais e culturais e recebeu esse nome devido à sua forte produção de frutas (Doce), sua característica de terras planas e férteis (Terra), por sua brasilidade e principalmente por sua deliciosa carne de sol (Morena), considerada a melhor do estado. Tem rios e cachoeiras que para a prática da pesca e do turismo de aventura, com o raffting.

Balneário de Mucurici. Foto: Setur-ES
Balneário de Mucurici. Foto: Setur-ES

Região da Costa e da Imigração
De um lado, lindas praias, algumas delas semidesertas e com falésias. De outro, belas cachoeiras que são um convite para esportes radicais como rapel e raffting, além de rampas para voo livre. A região tem em seus pontos fortes o artesanato, cultura, dança, história, música nas festas típicas e os animados blocos de carnaval.

Praia de Marvila, em Anchieta. Foto: Fernando Madeira
Praia de Marvila, em Anchieta. Foto: Fernando Madeira

Veja abaixo mais fotos das belezas encontradas nas regiões turísticas capixabas

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 2018, em outubro de 2023. Leia a edição completa aqui

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA