30.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Confira a programação das prefeituras para o Agosto Dourado

Vila Velha, Cariacica e Serra anunciaram as ações para promover a amamentação no Agosto Dourado

Por Rafael Goulart

A primeira campanha de aleitamento materno em escala global foi instituída pela “Declaração de Innocenti” da Organização Mundial da Saúde com a Unicef, em 1990. Na época, a maior preocupação eram os os graves índices de mortalidade infantil.

- Continua após a publicidade -

O documento promoveu a criação, ano seguinte (1991), da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, em inglês) e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com participação de 120 países de 14 idiomas.

Já em 1992, a OMS instituiu a campanha do Agosto Dourado – sendo o adjetivo uma referência ao “padrão ouro de qualidade alimentar” do aleitamento materno – para incentivar e conscientizar sobre a importância da amamentação.

“O leite materno tem células de defesa do organismo da mulher que passam diretamente no leite, que são resistentes à ação digestiva e que vão ter uma ação biológica no bebê, protegendo contra doenças, ajudando também no amadurecimento do sistema imunológico e do sistema nervoso”, explicou Angélica Carvalho, pediatra e professora de medicina da UVV.

Neste ano, o tema da campanha “Possibilitando O Aleitamento Materno, Fazendo a diferença para os pais que trabalham” com foco em orientações para as mães, pais e pessoas próximas que possam assegurar o aleitamento materno e, por tanto, o bom desenvolvimento do bebê.

O leite materno é preconizado pelo Ministério da Saúde como alimentação exclusiva para recém-nascidos até os seis meses de idade, no mínimo, e é essencial para o bom desenvolvimento do corpo humano, como por exemplo, do sistema imunológico.

Em harmonia com as campanhas da Semana Mundial do Aleitamento Materno e do Agosto Dourado, as prefeituras as prefeituras de Vila Velha, Cariacica e Serra anunciaram as ações para promover a amamentação.

Vila Velha

Em Vila Velha, a abertura da campanha de amamentação começou às 9h, desta terça-feira (01), na Igreja Católica de Paul, com uma roda de conversa para compartilhamento de experiências e dúvidas entre gestantes e puérperas a respeito da amamentação.

A ação é coordenada por uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, psicóloga, assistente social, médica e nutricionista que orientam sobre os métodos de amamentação – finger feeding (quando a criança suga o dedo mindinho), mamadeira, colherzinha e sonda, bem como produção de leite, engasgo e até fissura nos seios estarão em pauta na roda de conversa.

A enfermeira Mariana Monteiro explica que o aleitamento materno beneficia na recuperação do puerpério da mãe. “Muitas deixam de amamentar por críticas dos familiares, incertezas ou falta de incentivo. Por isso a importância de orientar e educar, para que mais mães consigam passar pela amamentação”, declara a profissional.

Cariacica

Em Cariacica, a abertura da campanha aconteceu no auditório da Multivix, em São Geraldo, em evento das 8h às 12h dessa terça-feira (01). A programação segue com oficinas, palestras e rodas de conversas por todo o município.

UBSDATA ATIVIDADE
UBS Jardim América4/8 e 16/8Roda de conversa com a temática de amamentação.
UBS Itapemirim3/8 e 17/8Palestras e oficinas de aleitamento materno; introdução alimentar para criança; orientação nutricional para mãe, e café da manhã.
UBS Valparaíso4/8 e 15/8Palestra sobre o Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar; orientações sobre a importância do aleitamento materno para saúde bucal do bebê; orientações nutricionais sobre a alimentação e aleitamento materno e composição do leite materno. Conversa sobre os direitos trabalhistas da gestante, amamentação coletiva (Mamaço), entre outras atividades.
UBS Santana4/8 e 9/8Roda de Conversa com as enfermeiras sobre o aleitamento materno e Sala de espera para gestantes e puérperas com a temática da amamentação.
UBS Porto de Santana1º/8 e 31/8Sala de espera para gestantes e puérperas com a temática da amamentação.
UBS Jardim Botânico3/8Amentação coletiva, grupos de avós, implementação do grupo de gestantes.
UBS Cariacica-Sede4/8Sala de espera para gestantes e puérperas com a temática da amamentação. Fortalecimento do Pré-natal do parceiro.
UBS Itaquari4/8Oficinas de Aleitamento Materno, Roda de conversa com a temática de amamentação e amamentação coletiva.
UBS Campo Verde1º/8 e 18/8Palestra no Cras do território voltada as gestantes e puerperas, orientando e promovendo o aleitamento materno.
UBS Sotelândia2/8 e 8/8Palestra, marcador alimentar, antropometria (medidas e pesagem do corpo)
UBS Oriente4/8 e 8/8Ação em conjunto com a nutricionista para fortalecimento do grupo de gestantes e lactantes.
UBS Alto Lage4/8 e 15/8Café da manhã para as gestantes, e palestra sobre aleitamento materno.
UBS Santa Luzia2/8 e 8/8Palestra sobre aleitamento materno
UBS Flexal II3/8 e 4/8Roda de conversa sobre aleitamento materno com as gestantes.
UBS Rio Marinho3/8 e 25/8Oficina de amamentação, exposição de fotos das gestantes atendidas pela ginecologista da unidade, sala de espera com as mulheres.
UBS São Francisco19/8 e 30/8Sala de espera no dia 19/8 e palestra juntamente com roda de conversa e oficina no dia 30/8.
UBS Morada de Santa Fé4/8Roda de conversa sobre alimentação e suplementação materna e o desenvolvimento do bebê; Direitos da mulher que amamenta; Dúvidas e mitos sobre o aleitamento materno; Posição e pega correta durante a amamentação; Como armazenar o leite ordenhado, entre outros.
UBS Mucuri4/8Sala de espera para gestante com orientações sobre amamentação.
UBS Graúna4/8Palestra sobre amamentação.
UBS São Geraldo4/8Sala de espera e café compartilhado abordando a importância da amamentação.
UBS São João Batista3/8Palestra com nutricionista, enfermeiro, dentista e visita domiciliar.
UBS Padre Gabriel2/8 e 3/8Palestra sobre a importância da amamentação, visita domiciliar a puérpera.
UBS Santa Bárbara4/8Palestra sobre a importância da amamentação.
UBS Operário1º/8Ação de promoção a saúde das gestantes do território.
UBS Nova Brasília1°/8Palestra e oficinas sobre aleitamento materno.

Serra

A Serra conta com a maior maternidade pública do Espírito Santo, o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras. A estrutura conta com um ponto de apoio ao aleitamento materno para orientação às pacientes que apresentarem dificuldade na amamentação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o posto é o “primeiro passo em direção ao banco de leite do hospital, que será inaugurado ainda em 2023”. A pasta está promovendo a campanha do Agosto Dourado por meio do HMMI.

Confira a programação:

Terça-feira (1º)
Abertura – Palestras “Direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta” e “Alimentação da Gestante e da Puérpera”.
Horário: 9 as 11 horas.
Local: auditório do Materno Infantil.
Público-alvo: gestantes, puérperas e familiares.
Inscrições: Até sexta-feira (28), no telefone (27) 3500-1500 (ramal 245).

Palestras “Direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta” e “Alimentação da Gestante e da Puérpera”.
Horário: 14 as 15 horas.
Local: auditório do Materno Infantil.
Público-alvo: colaboradores.

Dias  9, 10 e 11 de agosto
Treinamento com o tema “Manejo no Aleitamento Materno”.
Horário: 14 as 15 horas.
Local: auditório do Materno Infantil.
Público-alvo: colaboradores.

Dias 15, 16 e 17 de agosto
Entrega de folders informativos sobre nutrição.
Horário: 14 as 15 horas.
Local: Em todos os setores do Materno Infantil.

Dia 21 de agosto
Atividades no Posto de Amamentação.
Horário: das 8 às 12 horas e  das 13 às 17 horas.
Local: Posto de Amamentação.
Público-alvo: gestantes e puérperas

Dia 30 de agosto
Encerramento – Mamaço.
Horário: 15 às 16 horas.
Local: pátio externo do Materno Infantil.
Público-alvo: gestantes e puérperas (interno)

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA