Os investimentos são importantes para aquecer a economia do estado e do país no ramo portuário
Por Kebim Tamanini
As obras de construção do acesso ao terminal de Capuaba, na BR-447/ES, localizado na zona portuária de Vila Velha, custarão aos cofres públicos R$ 231 milhões e devem ser finalizadas em 2024. O Ministério dos Transportes liberou 1,2 quilômetro nas vias laterais da rodovia, que compreende trecho que liga os bairros São Francisco e Vila Betânia, nos municípios de Cariacica e Viana, respectivamente.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram executados até o momento duas passagens em desnível, vias marginais e acessos aos bairros do entorno, que compreendem São Francisco, Santo André, Vila Rica e Flor do Campo, em Cariacica; e Vila Bethânia, em Viana. O órgão informou ainda que haverá um investimento de R$ 420 milhões para obras de construção, manutenção e conservação dos 600 quilômetros da malha rodoviária do Espírito Santo.
Ao término das obras, o deslocamento para e do porto de Vila Velha será facilitado com a diminuição do tempo gasto pelas transportadoras. Além disso, outro ganho importante será a redução do tráfego pesado na área urbana.