O número de compras pela internet teve aumento na quarentena. Segundo o Compre&Confie, em abril de 2020 o e-commerce brasileiro obteve aumento de 81% em relação ao mesmo período no ano de 2019.
Para deixar os consumidores mais seguros durante esse momento de compras virtuais, a advogada atuante na área do direito do consumidor, Suellen Mendes, dá algumas dicas:
1- Atenção ao preço
Caso o preço final seja diferente da oferta observe o motivo, pois desde 2017 a legislação permite diferenciação de preço considerando o prazo e forma de pagamento, logo o pagamento à vista poderá ser mais vantajoso ao parcelamento.
2- Cuidado com custos embutidos e não contratados
Garantia estendida ou outros serviços não podem ser condicionados ou embutidos à compra, pois são contratações opcionais e não obrigatórias;
3- Veja se o site disponibiliza canais de atendimento
Email, telefones e endereço da empresa, se o produto for entregue com defeito ou ser diverso do adquirido você tem onde reclamar;
4- Consulte se a empresa possui reclamações.
Existem sites específicos onde é possível conhecer o histórico da loja virtual;
5- Nunca deixe seus dados bancários cadastrados para compras futuras e sempre saia da página após a compra;
6- O mais importante:
Verifique se o site tem padrão de segurança para seus dados. Se o site é seguro, no momento da compra ele mostra o ícone de um cadeado.