- Continua após a publicidade -

Concurso Conilon de Excelência destaca Alto Rio Novo e Nova Venécia

Concurso Conilon de Excelência pontua qualidade dos cafés e incentiva produtores a investir em técnicas inovadoras e fermentações especiais

Por Amanda Amaral

Foram revelados os grandes campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2025 em cerimônia em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba. Cafeicultores de Alto Rio Novo e Nova Venécia foram os grandes vencedores deste ano nas duas categorias: fermentados e não fermentados.

Cooperados de Alto Rio Novo levaram o primeiro, segundo e terceiro lugar entre os não fermentados. Estreante no concurso, o grande campeão foi Dimas Clementino da Silva, cujo café teve a maior pontuação, 85,220. Já Elisa Bastianello, de Nova Venécia, ficou em primeiro lugar na categoria fermentados, com pontuação de 86,775. Com 23 anos, a jovem vem de uma família com forte tradição na cafeicultura.

- Continua após a publicidade -

Head da prova de ranqueamento, o especialista em qualidade do café Vanildo Pagio destacou que iniciativas como o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel é um motivador para o aprimoramento dos processos na produção. “A qualidade dos cafés tem evoluído significativamente ao longo dos anos e é essencial dar continuidade a esses avanços, garantindo mercado para o futuro”, considerou.

Durante a cerimônia, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello relembrou sobre a premissa de incentivar os produtores a trabalharem pela evolução da qualidade. “É justamente por meio dessa evolução que temos conseguido abrir portas mundo afora. Se o café Conilon hoje está nas xícaras do mundo inteiro, isso se deve à qualidade que nossos produtores se habilitaram a alcançar”, ressaltou Bastianello.

Conteúdo em Alta

Pimenta-do-reino chega a 17,5% das exportações do agro...
Pico dos Abelheiros: o mirante natural mais alto...
Café conilon de Jaguaré ganha selo de Indicação...
Cooabriel abre inscrições para concurso de café de...
Nova Venécia recebe evento de inovação e qualificação
Café: ES apresenta práticas sustentáveis em evento nacional
Alto Rio Novo: 37 anos de tradição e...
Conheça os Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras
Cooabriel paga R$ 6,3 mi a 700 cooperados;...
Circuito Encantos do Cricaré: natureza e tradição no...

O evento contou ainda com palestra de Marcos Matos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), sobre “Mercado e Consumo Mundial de Café”. “Estamos em todos os mercados globais. Temos a felicidade de trabalhar com um produto que abraça todos os hábitos e todas as culturas”.

Leia Mais

Colheita de café pode chegar a 18 milhões...
Circuito de Cachoeiras Costela de Adão é imperdível...
Renda do conilon sustenta a base produtiva do...
Feira de Agronegócios Cooabriel 2026 já tem data...
Interdições em trechos das BRs 342 e 259,...
Café solúvel tem queda de preço em Vitória;...
Alexandro Da Padaria, do PSD, é eleito prefeito...
Café conilon ganha competitividade no ES, entenda
Cooperativa de café aposta em pimenta-do-reino em Dubai
Santuário da Mãe Peregrina atrai fiéis em Nova...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -