Novo prazo para a conclusão da pista do aeroporto de Linhares

A previsão de conclusão da obra do aeroporto é para o primeiro trimestre de 2020. - Foto: Infraero

Segundo informações do DER-ES, a previsão é de que a pista do aeroporto fique pronta em abril de 2020

A nova pista do aeroporto regional de Linhares, que ficaria pronta em novembro deste ano, recebeu uma nova data para ficar pronta: abril de 2020, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES).

Vários foram os percalços encontrados para que a pista não fosse acabada. Entre as justificativas questões ambientais e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além das fortes chuvas que atingiram o município.

Cerca de 200 pessoas trabalharam na primeira fase e para a fase final atuam aproximadamente 100 pessoas. E com a conclusão, a nova pista do aeroporto terá capacidade de receber aeronaves com mais de 130 passageiros.

A obra conta com um convênio chamado Programa Federal de Auxílios aos Aeroportos (Profaa), do Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (Sac), e do Governo do Estado, com fiscalização do DER-ES. Já a Prefeitura de Linhares, atua nos serviços de operação perante os órgãos da Aeronáutica. 

Novas etapas

Também estão previstos mais investimentos, como melhoria do terminal de passageiros; estacionamento de veículos; Seção Contra Incêndio; estações prestadoras de serviços de telecomunicações e de tráfego aéreo (EPTA); estações meteorológicas de superfície (EMS) e outros equipamentos voltados para o aeródromo.

Entretanto, ainda não há previsão da construção do terminal de passageiros, segundo o DER-ES.

Investimento

O Projeto de Lei nº 701/2019, de autoria do governo do Estado, que destina pouco mais de R$ 13 milhões para a pasta de Mobilidade e Infraestrutura foi aprovado em setembro deste ano pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A intenção é destinar o valor para o aeroporto, mais precisamente da conclusão da pista.

*Da redação, com informações de agências.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário