Em relação ao ano passado, o percentual de pessoas que pretendem consumir ou presentear amigos e familiares passou de 57% para 69%
A Páscoa deve movimentar o comércio no final do primeiro trimestre do ano. Uma estimativa mostra que 103,9 milhões de brasileiros devem realizar compras para a ocasião. A previsão é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com a sondagem, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates.
O percentual deste ano é superior ao da intenção de compras relatada em 2017, que foi de 57%. Apenas 12% não pretendem ir às compras este ano. A média de compras esperada é de cinco produtos e o gasto total médio, R$ 135,03. A pesquisa ouviu 859 consumidores em 27 capitais do país.
A maioria dos que vão às compras nesta Páscoa (41%) pretende gastar a mesma quantia do ano passado. Enquanto isso, 36% vão gastar menos e 15% garantem que gastarão mais. Quem se planeja para gastar menos disse que pretende economizar (48%), que os preços subiram demais e a renda mensal não acompanhou o aumento (46%) e porque não querem fazer dívidas (31%).
Compras
O levantamento revela que 41% dos consumidores têm a sensação de que os preços estão mais caros do que em 2017. Para 31%, os valores estão na mesma faixa e apenas 9% acreditam em preços menores.
A maioria (91%) dos compradores pretende fazer pesquisa antes de levar os ovos para casa. Os locais buscados são supermercados (76%), sites (52%), lojas em shoppings (38%) e lojas de rua (34%). Seis em cada dez consumidores pretendem comprar ovos de chocolate (61%). Enquanto isso, 51% preferem os bombons e 48% as barras de chocolate.