18.8 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

Black Friday: como comprar com segurança?

Leia Também

Energia e disposição para superar o isolamento social

A boa notícia é que a alimentação pode ser uma boa aliada para quem busca mais energia para conseguir enfrentar e superar essa crise.

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Durante a Black Friday, é necessário ter cautela e se conter aos impulsos das promoções, a fim de evitar gastos e cair em ciladas

Faltam poucos dias para mais uma edição da Black Friday no Brasil, evento que reúne uma série de promoções e ofertas, e representa uma ótima oportunidade para quem deseja antecipar as compras de natal. Para Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, somente o mercado de e-commerce deve faturar mais de R$ 3 bilhões nesta data. Mas, quais são os cuidados que todo consumidor deve tomar para não desequilibrar suas finanças pessoais, e ao mesmo tempo não cair em fraudes e propagandas enganosas?

Para muitas pessoas, a virada de ano é uma época de incertezas, inclusive sobre a manutenção do seu posto de trabalho. Neste sentido, é um tanto imprudente assumir dívidas para aquisição de bens que sejam desnecessários no momento, a não ser que ele tenha feito uma poupança ao longo do ano, e queira aproveitar o preço atrativo de um bem ou serviço para adquiri-lo. É preciso ter cautela com o impulso das promoções, porque o dinheiro gasto hoje pode faltar amanhã.

Se o consumidor já fez as contas e chegou à conclusão que vale aproveitar as ofertas da Black Friday, um conselho para quem sabe qual produto irá comprar é procurar referências de pessoas que já compraram na empresa, e ainda buscar pesquisas de satisfação e opinião sobre o produto e o estabelecimento. Sempre desconfie de lojas e sites novos que não possuem referências e avaliações. Além disto, se a pessoa sabe o que ela quer comprar, é importante ficar de olho nos preços algumas semanas, para identificar o quão efetivo é aquele desconto.

Na hora de efetuar a compra, uma medida importante que pode ajudar a diminuir dores de cabeça, especialmente nas transações feitas pela internet, é avaliar os protocolos de segurança, nunca fornecer dados pessoais para qualquer site, e priorizar o pagamento com cartão de crédito, usando sistemas de pagamento seguro oferecidos por algumas empresas. Assim, a possibilidade de conseguir estorno dos valores pagos para evitar prejuízos é muito maior.

Embora fraudes e propagandas enganosas sejam consideradas crimes, ainda há empresas que praticam isto nesta época. Portanto, o consumidor deve ter em mente que não existem milagres no campo da economia, e propagandas muito exageradas precisam ser conferidas com desconfiança. Para proteger contra as fraudes, é recomendável registrar tudo, como ligações e e-mails, fazer captura da tela, guardar os recibos e protocolar as reclamações, se necessário.

Caso o consumidor tome todos os cuidados, e ainda assim tenha problema com a compra de um produto e/ou serviço, a orientação é tentar resolver a situação primeiramente com a própria empresa, de forma pacífica, registrando todos os contatos realizados. Se o problema persistir, a pessoa deve ir até uma agência do Procon mais próxima, com todos os comprovantes das negociações feitas, e registrar sua reclamação. Em último caso, o consumidor pode recorrer a um processo jurídico com advogado, desde que tenha todas as provas em mãos.

Por fim, vale ressaltar, que a Black Friday trabalha com a venda emocional e por impulso, e isto pode representar um risco para as finanças do consumidor e da família. Se o consumidor sabe que no final de novembro acontece uma chuva de promoções, o ideal é que ele se prepare antecipadamente para elas.


Alexander Luis Montini é economista, especializado em mercado, pesquisa e consumo, e atualmente integra o corpo docente da Unopar em Londrina.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade