Qual é a melhor técnica de vendas?

Floriano Schneider é coach, formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. - Foto: Divulgação

As técnicas de vendas estão sempre disponíveis em qualquer lugar, mas é importante estar atento às mudanças e exigências do mercado nesse setor

Vejo muitos profissionais de vendas e líderes procurando treinamentos com técnicas de vendas milagrosas, “formulas” prontas, mas eles se esquecem que serão eles mesmos quem as aplicarão. O segredo não está na formula ou na técnica, mas em quem a aplica. As técnicas de vendas estão disponíveis em todas as livrarias e a primeira pergunta é: há quanto tempo você não entra em uma?

Faço dezenas de processos coaching e percebo que as famosas promessas de final de ano estão à espera de uma ação. Ler um livro por mês, mudar de emprego, acordar mais cedo, cuidar da saúde, se esforçar mais, voltar a estudar… Ler então… quantos livros você leu esse ano?

“Venho defendendo a algum tempo que todos somos vendedores e que seu maior desafio é negociar com você mesmo. Não existirá sucesso no seu processo de vendas externo se internamente isso não estiver devidamente negociado”.

Outro aspecto em vendas que gosto de abordar é sobre como está sua negociação com o mundo a sua volta. Quem negocia melhor com o mundo a sua volta está a um passo do sucesso. Mas profissionais querem ter sucesso em seus negócios com os clientes externos, mas tem sérios problemas de relacionamento dentro de casa, com filhos, esposa, pais… carregados de magoas, assuntos mal resolvidos, ingratidão…

Um dia um grande líder na qual tive o grande prazer de trabalhar me disse que primeiro precisamos ser pessoas extraordinárias e consequentemente nos tronamos profissionais extraordinários. Demorei a entender isso, mas não há formula que separe o pessoal do profissional. Não é a toa que grandes nomes do coaching no Brasil como Paulo Vieira e Jose Roberto Marques em suas imersões separam grande parte do conteúdo para o perdão e para o autoconhecimento.

Quer que seus resultados em vendas sejam grandes ao ponto de te deixar rico (físico, metal, financeiro, profissional, pessoal)? Comece cumprindo suas promessas a você mesmo e depois comece a prometer (oferecer soluções) para os outros. Não existe persuasão sem verdade. Você até pode encontrar resultados sem todo esse compromisso, mas te garanto que você viverá uma vida em uma montanha russa, com decidas assustadoras e loops radicais. Quando você muda por dentro tudo a sua volta muda. Essa é a melhor técnica de vendas do mundo.


Floriano Schneider é coach, formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. Foi um alto executivo de vendas em multinacional com experiência em todo território nacional.

Conteúdo Publicitário