22.7 C
Vitória
segunda-feira, 2 agosto, 2021

Como a união entre educação e tecnologia tornou-se tendência?

Para muitos, a presença da tecnologia na educação é novidade. Entretanto, é possível notar que soluções que buscam modernizar e otimizar o processo educacional já fazem parte do mercado há tempos.

No ano de 2013, por exemplo, já era possível notar a revolução que a tendência traria para o mundo da educação: 108 Edtechs (startups dedicadas à criação de novas soluções educacionais, com foco em tecnologia na educação) já existiam no país. Hoje, a marca chega a 434, de acordo com o Distrito Edtech Report.

Dessa forma, a solução está elegível para atuar em diferentes etapas da educação – da básica até a superior -, incluindo também a educação corporativa. Ou seja, as Edtechs dão ferramentas para que seu público final possa aprender de forma simplificada, sejam eles professores, alunos ou administradores.

Funcionamento das Edtechs

Com os avanços da tecnologia, o comportamento das pessoas mudou. Com maiores estímulos e disponibilidade de informações, métodos tradicionais para atividades do cotidiano precisaram ser revistos.

Pensando nisso, as Edtechs trazem uma proposta diferenciada para o ensino, disponibilizando materiais e recursos didáticos inovadores, que incluem: jogos, modelos 3D, simulações em realidade virtual, aplicativos, plataformas gamificadas, entre outras.

A reflexão acompanha o crescimento do EaD: em 2019, 63,2% das vagas ofertadas para universidades foram no formato. Os dados fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e pelo MEC, Ministério da Educação.

O censo mostra ainda que, em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos EaD ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial na rede privada. Ao todo, 50,7% dos alunos matriculados no período optaram por cursos a distância.

Além disso, de acordo com relatório disponibilizado pela EdTechXGlobal, a solução apresenta um crescimento de 17% ao ano em nível mundial – e, com a chegada do isolamento social em decorrência da COVID-19, espera-se que os resultados se intensifiquem, uma vez que a situação acelerou o processo de transição.

Com informações da Agência Estadão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade