24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Como a união entre educação e tecnologia tornou-se tendência?

Para muitos, a presença da tecnologia na educação é novidade. Entretanto, é possível notar que soluções que buscam modernizar e otimizar o processo educacional já fazem parte do mercado há tempos.

No ano de 2013, por exemplo, já era possível notar a revolução que a tendência traria para o mundo da educação: 108 Edtechs (startups dedicadas à criação de novas soluções educacionais, com foco em tecnologia na educação) já existiam no país. Hoje, a marca chega a 434, de acordo com o Distrito Edtech Report.

Dessa forma, a solução está elegível para atuar em diferentes etapas da educação – da básica até a superior -, incluindo também a educação corporativa. Ou seja, as Edtechs dão ferramentas para que seu público final possa aprender de forma simplificada, sejam eles professores, alunos ou administradores.

- Continua após a publicidade -

Funcionamento das Edtechs

Com os avanços da tecnologia, o comportamento das pessoas mudou. Com maiores estímulos e disponibilidade de informações, métodos tradicionais para atividades do cotidiano precisaram ser revistos.

Pensando nisso, as Edtechs trazem uma proposta diferenciada para o ensino, disponibilizando materiais e recursos didáticos inovadores, que incluem: jogos, modelos 3D, simulações em realidade virtual, aplicativos, plataformas gamificadas, entre outras.

A reflexão acompanha o crescimento do EaD: em 2019, 63,2% das vagas ofertadas para universidades foram no formato. Os dados fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e pelo MEC, Ministério da Educação.

O censo mostra ainda que, em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos EaD ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial na rede privada. Ao todo, 50,7% dos alunos matriculados no período optaram por cursos a distância.

Além disso, de acordo com relatório disponibilizado pela EdTechXGlobal, a solução apresenta um crescimento de 17% ao ano em nível mundial – e, com a chegada do isolamento social em decorrência da COVID-19, espera-se que os resultados se intensifiquem, uma vez que a situação acelerou o processo de transição.

Com informações da Agência Estadão

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA