A comitiva de empresários participa da Feira Industrial de Hannover com objetivo estreitar relações comerciais com o mercado alemão
Por Amanda Amaral
Empresários do Espírito Santo participarão de uma missão que tem o intuito de contribuir com a reintegração e o protoganismo da indústria nacional no crescimento da economia. A viagem é para a Alemanha – 4º principal parceiro comercial do Brasil. Duas startups capixabas também estarão no evento por meio de um programa de internacionalização.
A comitiva participa do principal evento internacional de tecnologia para a indústria, a Feira Industrial de Hannover, que acontece entre 17 e 21 de abril, na Alemanha. Este ano o tema é “Transformação Industrial – Fazendo a Diferença”.
A Missão Prospectiva Hannover 2023 é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e conta com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A viagem visa a propiciar também a aproximação com grandes empresas dos setores mecânico, elétrico, digital e de energia – que serão expositoras na feira.
A missão está alinhada com o Plano de Retomada da Indústria e com as diretrizes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para a construção de uma política moderna de desenvolvimento industrial, de acordo com a Findes.
De acordo com levantamento recente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), existem relevantes oportunidades para exportação do Brasil para a Alemanha em máquinas e equipamentos de transporte, especialmente em aviões e peças de motores a diesel; materiais em bruto, principalmente resíduos de prata e minérios de ferro; e artigos manufaturados, com foco em alumínio, papéis e barras de aço, principalmente a partir do comércio intraindústria.
Indtechs do ES
Também participam do evento, duas indtechs capixabas. Elas estão entre as dez finalistas do programa BiG 2023 – Programa Brazilian Indtechs in Germany, coordenado pelo Findeslab – hub de inovação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O coordenador da área de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Gustavo Nunes, destaca que a Missão oferece suporte às empresas brasileiras e, em especial, as capixabas.
“Para empresas que têm como alvo o mercado internacional, conhecer as tendências do segmento e estar por dentro das tecnologias de ponta e padrões de produção e consumo do exterior são fatores determinantes para obter aproximação com potencial de negócios. E as missões possuem esse papel estratégico, de dar acesso a todo esse aprendizado”.
Negócios do ES com a Alemanha
A Alemanha é considerada um dos mais tradicionais investidores no território brasileiro, além de ser o 4º principal parceiro do Brasil e ter o país como principal parceiro na América do Sul. A relação comercial entre os países é de longa data e a indústria é uma das maiores responsáveis por moldar estratégias para essa ligação.
Os principais produtos exportados do Brasil para a Alemanha, em 2022, foram café, chá, mate e especiarias (27%), resíduos e desperdícios das indústrias alimentares (16%), minérios (13%), e máquinas mecânicas (10%). Em valores, as exportações brasileiras representaram US$ 6,3 bilhões no ano passado. Já as exportações do Estado somaram US$ 123,9 milhões, em 2022, posicionando o Espírito Santo na 10ª colocação do ranking das exportações.
Negócios do ES com a Indonésia
Neste ano, a Feira Industrial de Hannover terá a Indonésia – potência econômica da Ásia, que vai apresentar mais de 150 organizações expositoras que variam de pequenas, médias a grandes empresas industriais, além de startups, associações industriais, ministérios e instituições governamentais. Com a Indonésia, a balança comercial de exportação brasileira vem se desenvolvendo e mais que dobrou em cinco anos, de 2018 a 2022, passando de US$ 1,47 bilhão para US$ 3,1 bilhões em 2022. O que abre boas perspectivas de negócios entre os países. Em 2022, o Espírito Santo exportou para o país asiático US$ 67,3 milhões, conferindo ao Estado uma participação de 2,2% nas exportações brasileiras, e colocando o ES na 9ª colocação no ranking de estados exportadores para o destino.
Entre os produtos mais comercializados estão preparações alimentícias diversas (60,27%); café, chá, mate e especiarias (29,82%); e plásticos (6,16%). Já as exportações do Brasil para a Indonésia somaram US$ 3,1 bilhões, em 2022, representando 0,7% de tudo o que o Brasil enviou para o exterior.
Os interessados em participar da Missão Prospectiva que levará empresários industriais para Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, podem se inscrever no site da Findes.