27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Começou o período de proteção dos caranguejos

Caranguejos estão sob proteção ambiental até o fim da andada

Começou nessa terça-feira (08) o quarto período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). A espécie permanecerá sob proteção ambiental até o final do período de reprodução, previsto para o dia 13 de março.

Durante o a andada, fica proibida a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado). A proibição tem como base a Portaria Estadual Seama nº 021-R/2022.

- Continua após a publicidade -

No sábado (04), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória irá realizar ações com moradores e comerciantes para conscientizar sobre esse delicado período do ciclo de vida desses bichos que são atração na culinária capixaba.

Dentre as ações, estão previstas abordagens educativas na feira livre do bairro São Pedro, neste sábado (04), e bate-papo com moradores e frequentadores da orla da Ilha das Caieiras, na segunda-feira (07), no período das 8h às 13h30, nos dois dias.

Além disso, durante todo mês de março, também ocorrerá a exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares”, no Museu do Pescador da Ilha das Caieiras, como forma de chamar a atenção para a importância da preservação do caranguejo-uçá.

“A andada visa à preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna. Respeitando o período de proibição, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Andada

Além da próxima semana, mais um ciclo da andada do caranguejo-uçá ocorrerá no mês de março, entre os dias 22 e 27 (quinto e último período). A andada é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Com informações da Prefeitura de Vitória

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA