26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Começam os preparativos para a Festa da Penha

A 30 dias da Festa da Penha, estrutura começa a ser montada

Por Rafael Goulart

A estrutura para a principal festividade religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha, começou a ser montada na sexta-feira (10). Serão utilizadas mais de 30 toneladas de equipamentos de som, 20 toneladas de equipamentos de luz, 60 toneladas de estrutura metálica e mais de 150 metros de painel de led.

- Continua após a publicidade -

A megaestrutura já é utilizada desde o ano passado (2022) e aumentou em 30% a capacidade de público para o palco do evento que terá 18 metros de altura. A identidade visual da 453º edição, com tema “Com Maria, Chamados a Servir”, é composta por símbolos capixabas com destaque para o colibri, frutos do café e cacau como também a imagem dos fiéis em romaria.

Em 2022, a festa, que tem 8 dias de duração, levou 800 mil participantes para a Romaria dos Homens no sábado (23). A romaria percorreu 14 quilômetros, saindo da Catedral de Vitória, no centro da capital, até a Prainha, em Vila Velha.

No dia seguinte, domingo (24), mais de 100 mil devotas foram às ruas na Romaria das Mulheres, que fecha o Oitavário da Festa da penha. A caminhada das mulheres na 452ª Festa da Penha (2022) saiu do Santuário Divino Espírito Santo até a Prainha, onde fica o morro do Convento da Penha.

No Espírito Santo, o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, é celebrado 8 dias após a Páscoa, caindo sempre em uma segunda-feira. A data é feriado estadual conforme a Lei Estadual 11.010/2019.

Esse ano a Romaria dos Homens, maior evento da festa, cairá no dia 16 (sábado), seguido da Romaria das Mulheres no domingo e da Missa de Encerramento na segunda-feira (18).

Festa da Penha

Com uma tradição que completa 453 anos em 2023, a Festa da Penha é um dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil. As festividades atraem capixabas de todo o estado e também turistas de outras partes  do país.

“A Festa da Penha é um forte atrativo do turismo religioso do Espírito Santo, considerada a 3ª maior festa mariana do Brasil movimentando o setor, por conta da sua ampla agenda de atividades desenvolvidas em oito dias de festa”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -