22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 DE julho DE 2024

Circuito Sabores une quatro eventos gastronômicos no Norte do ES

Projeto começa em agosto e segue até 2025, com eventos em Linhares e São Mateus

Por Mariah Friedrich

A diversidade cultural e gastronômica capixaba ganha evidência no Norte do Estado com a união de quatro grandes eventos no Circuito Saborear, que envolve a realização do Festival Gastronômico & Cultural, a partir de agosto em São Mateus, Saborear Linhares, em setembro, Sabores de Boteco, em São Mateus no mês de novembro e Festival de Outono Linhares, previsto para acontecer no outono 2025. 

- Continua após a publicidade -

O projeto tem como objetivo mostrar ao mundo o potencial da região, trazer valorização, pôr foco nos talentos profissionais e estimular a criatividade e a economia local. 

A partir de 8 de agosto (quinta-feira), começa o Circuito Gastronômico & Cultural de São Mateus, que segue até o dia 5 de setembro (quinta-feira) e encerra como Festival no Parador Internacional de Guriri, no fim de semana de 6 a 8 de setembro (sexta a domingo).

Ainda em setembro, o Saborear Linhares apresenta uma viagem gastronômica por pratos típicos e novos sabores da culinária local e regional, entre os dias 26 e 29 de setembro (segunda a domingo), na Praça 22 de Agosto, localizada no centro do município.

O circuito retorna a São Mateus nos dias 14 a 17 de novembro (quinta a domingo) com o Sabores de Boteco, evento dedicado aos clássicos desse estilo tipicamente brasileiro, com mais de 15 empreendedores participantes, que levam dos petiscos mais simples aos pratos mais elaborados, além de shows e atrações infantis no Parador Internacional Guriri. A entrada é gratuita.

O CEO da Marques Produções e co-fundador do Sabores, Itagildo Marques explica que a proposta do Circuito Sabores é promover uma experiência exclusiva ao público, de crianças a idosos, em celebrações culturais em torno da gastronomia, com música, arte, workshops e tradições locais.

“Estamos entusiasmados em trazer esses festivais para Linhares e São Mateus, cidades que possuem um grande potencial para se tornarem destinos gastronômicos e culturais. É também a oportunidade de resgatar a tradição de reunir familiares e amigos em torno da culinária afetiva, vivendo as raízes locais e ativando memórias, sobretudo valorizar e fomentar o empreendedorismo local”, compartilha o empresário Itagildo Marques.

O Head de Projetos Wérliton Machado completa que os eventos não só destacarão pratos típicos e receitas inovadoras, mas também oferecerão um espaço para pequenos produtores e artesãos locais exibirem seus produtos, fortalecendo a economia regional.

“O Ministério do Turismo informou recentemente que 95% dos viajantes internacionais que vêm ao Brasil avaliam positivamente a culinária dos destinos nacionais. A gastronomia segue sendo um dos quesitos que melhor ilustram a rica identidade do nosso país e eventos deste formato só contribuem para que os sabores brasileiros estejam sempre na memória e nos corações mundo afora”, destaca Wérliton.

Os eventos continuam em 2025, com o Festival de Outono Linhares, previsto para acontecer no outono 2025, na Praça 22 de Agosto. Com uma variedade de apresentações musicais, performances culturais, estandes de artesanato e iniciativas de economia criativa. 

Agenda dos Eventos

Festival Gastronômico & Cultural de São Mateus
Circuito Gastronômico – de 8 de agosto (quinta-feira) a 5 de setembro (quinta-feira), com bares e restaurantes participantes
Festival no Parador Internacional – de 6 a 8 de setembro (sexta a domingo), com ciclo de palestras e workshops, oferta de pratos e petiscos promocionais, shows e espaço kids

Saborear Linhares
26 a 29 de setembro (quinta a domingo), na Praça 22 de Agosto, trazendo o melhor da culinária local e regional

Sabores de Boteco São Mateus
14 a 17 de novembro (quinta a domingo), no Parador Internacional Guriri. Evento dedicado aos clássicos de boteco, com mais de 15 empreendedores participantes, além de shows e atrações infantis. 

Festival de Outono Linhares
Com uma variedade de apresentações musicais, performances culturais, estandes de artesanato e iniciativas de economia criativa – contemplando apenas os talentos originários de Linhares -, o evento objetiva criar oportunidades para o aprendizado e o intercâmbio de experiências entre a população local e os visitantes. Previsto para acontecer no outono 2025, na Praça 22 de Agosto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -