A programação de palestras técnicas da Super Feira Acaps Panshow, chamado de Ciclo do Conhecimento, tem o propósito de contribuir para a disseminação de novas informações e atualização intelectual dos visitantes da Convenção. A participação é condicionada à lotação do auditório.
18 de setembro (terça-feira)
08h30
Palestra técnica – Parceria IEL-ES
Inteligência Comercial – Reduzindo Estoques Através das Compras
Palestrante: Daniel Vasques Vitorazze
Temática abordada: O gerenciamento por categorias sob a visão do setor de compras; massa de margem e lucratividade; verificação de estoques; compras x venda – analisando o resultado; e eficiência comercial.
10 horas
Palestra técnica – Parceira Senac/ES
O comportamento do consumidor varejista: novas atitudes e estratégias
Palestrante: Wysner Rangel
Temática abordada: A evolução do mercado e o novo perfil do consumidor; desenvolvendo estratégias para criar vínculo com o consumidor e alavancar as vendas; compreendendo os principais fatores e comportamentos de compra para vender melhor; que novas atitudes devemos adotar para melhorar o nosso relacionamento com o consumidor e assim fortalecer nossa imagem.
17h30
Palestra técnica – Parceria DESPPH
Como potencializar sua equipe e tornar o ambiente do trabalho mais eficaz
Palestrante: Edna Amaral
Temática abordada: Como trabalhar bem e em equipe; como potencializar as esperdices os funcionários e tornar o ambiente de trabalho mais eficaz; estudo das estruturas de personalidade; as estruturas de personalidades nos convívios sociais.
19 horas
Apresentação de case – Supermercado São Sebastião – Parceria Octopo
Supermercado Mais Fácil: como vender mais, mantendo as conformidades operacionais com a ajuda da tecnologia
Palestrante: Geraldo Aniceto
Temática abordada: Que tal manter uma loja preparada para receber os clientes, como se fosse um dia de inauguração? E se para facilitar o momento da compra, você puder oferecer a eles uma “solução de compra” ao invés de produtos, apenas? Com a implantação desses projetos, o Supermercado São Sebastião conseguiu driblar a crise e aumentar as vendas. Sem contar o ganho na imagem da loja, que se diferencia pela sua preocupação constante com higiene, qualidade de produtos, rupturas, apresentação dos colaboradores e atendimento diferenciado.
19 de setembro (quarta-feira)
08h30
Palestra técnica – Parceria Sebrae/ES
Qualidade no atendimento – Você seria seu próprio cliente?
Palestrante: Denise da Silva Bastos
Temática abordada: Você seria seu próprio cliente?; por que as empresas perdem clientes; o que não é correto em um atendimento; habilidades essenciais do profissional de atendimento; reclamações como um presente; tratamento das reclamações; a importância em fidelizar.
10h30
Palestra técnica – IEL-ES
Comunicação: Habilidade chave na resolução de conflitos
Palestrante: Romilce Colombo
Temática abordada: Fundamentos do comportamento emocional no mundo das corporações; inteligência relacional; postura corporal no ambiente de trabalho; percepção da linguagem verbal e não verbal; interesses e posições; como separar as pessoas dos problemas; opções de ganhos mútuos.
15h30
Palestra técnica – Parceria Senac/ES
Como aplicar e monitorar um checklist de boas práticas no supermercado
Palestrante: Luciana Dalarmelina Santos
Temática abordada: O planejamento, implantação, implementação e manutenção das boas práticas em segurança de alimentos; manual de boas práticas; checklist como instrumento para a detecção das condições reais do estabelecimento; exemplos de checklist e como preencher e interpretar; a aplicabilidade de planilhas de monitoramento.
17 horas
Palestra técnica – Parceria Kellers Assessoria
O impacto tributário no varejo mediante a crise política dos dias atuais
Palestrante: Kellers Soares
Temática abordada: Políticas tributárias e as funções gerais do Estado; imposição tributária e suas consequências positivas e negativas para o varejo mediante a crise política; mudança de perfil do consumidor final;aAumento da concorrência para o varejo, ultrapassando o limite do ciclo mercantil; fortalecimento dos atacarejos; expectativas tributarias para 2019.
18h30
Palestra técnica – Parceria Desenvolver – Treinamento e Desenvolvimento Consultoria
A arte de transformar o saber em fazer
Palestrante: Antonio Tolentino Neto
Temática abordada: O que faz com que o “saber” se transforme em “fazer”; por que as pessoas sabem, mas não fazem; como transformar o conhecimento em ação que leve ao resultado desejado.
20 de setembro (quinta-feira)
08h30
Palestra técnica – Senac/ES
O desafio da retenção de pessoas no setor varejista
Palestrante: Suzana Carneiro
Temática abordada: Estratégias para seleção e manutenção do quadro qualificado de colaboradores; identidade, credibilidade e assertividade no papel de gestor; engajamento e valorização de habilidades dos funcionários; redução do turnover.
10h30
Palestra técnica – Parceria Ensicon
O eSocial e a mudança nas rotinas de RH dos supermercados
Palestrante: Ariane da Penha Mendonça
Temática abordada: Principais mudanças nas rotinas de recursos humanos e departamentos pessoas das empresas após a implantação do eSocial; como evitar a imposição de multas por parte do fisco.
15h30
Palestra técnica – Sebrae/ES
Como tornar sua empresa mais lucrativa
Palestrante: Eustáquio Vasconcellos
Temática abordada: Gestão da lucratividade; avaliação da necessidade de capital de giro e também da lucratividade; a contribuição da lucratividade para a sobrevivência e o crescimento do empreendimento – determinação e avaliações.
17 horas
Palestra técnica – Parceria Calazans – Coaching e Gestão com Pessoas
Como construir uma carreira empreendedora de sucesso
Palestrante: Marcela Calazans
Temática abordada: Apresentação de dez passos para a construção e o desenvolvimento de uma carreira empreendedora de sucesso, com estratégias para que se torne equilibrada, sustentável e duradoura. Os participantes terão oportunidade de aumentar um pouco mais a clareza sobre possíveis ações para empreenderem o que desejam com mais assertividade.
18h30
Palestra técnica – Sebrae/ES
Estratégias para ampliar as vendas no varejo
Palestrante: Denilton Cunha
Temática abordada: Repensar seus respectivos negócios, com foco em seus clientes. Identificar pontos que poderão ser melhorados em seus negócios. Conhecer como utilizar processos inovadores simples em seu dia-a-dia. Entender o funcionamento de ferramentas promocionais e de comunicação em lojas físicas e em ações articuladas nas redes sociais. Identificar por qual caminho de aprendizado os participantes desejam se aprofundar, com o objetivo de aumentar as vendas de seus respectivos negócios.