23.3 C
Vitória
sexta-feira, 20 DE setembro DE 2024

Chuvas destroem cidade do sul e causam estragos no norte do ES

Em São José do Calçado, no sul do estado, 300 famílias estão desalojadas por causa das chuvas que  causaram prejuízos no município

Por Wesley Ribeiro 

As chuvas que caíram no Espírito Santo nesta quarta-feira, 29 de dezembro, castigaram cidades do sul e do norte do estado. Em São José do Calçado, cerca de 90 milímetros de chuva em uma hora e meia elevaram em dois metros o nível o Rio Calçado e deixou 90% do Centro da cidade destruído. A chuva fez estragos também em Bom Jesus do Norte, na mesma região, e no município de Pinheiros, no norte do estado.

- Continua após a publicidade -

O coordenador da Defesa Civil de São José do Calçado, Anderson Marques da Silva, informou que, no Centro, cerva de 300 famílias estavam desalojadas até a tarde de ontem. E esse número ainda pode aumentar, uma vez que a assistência social da prefeitura ainda não havia terminado o trabalho de catalogação das pessoas atingidas. Os moradores perderam bens materiais nas casas alagadas pela chuva e se abrigaram em casas de parentes.

O Centro ficou muito danificado, com ruas enlameadas e calçamento destruído. Durante a enxurrada os moradores registraram em fotos e vídeos pessoas e veículos sendo arrastados pelas ruas da cidade.

A Prefeitura Municipal, que decretou situação de emergência no município, informou que está fazendo a limpeza do local e irá analisar as medidas a serem adotadas em prol das famílias prejudicadas.

Confira a chuva em São José do Calçado no vídeo abaixo, registrado pelo Montanhas Capixabas: 

 

A Prefeitura de Bom Jesus do Norte comunicou, também na quarta-feira, 29 de dezembro, que a cidade se encontra em alerta vermelho devido à cheia do rio Itabapoana, que atingiu a cota de transbordo. Duas ruas no bairro Silvana foram atingidas e também uma no Centro, próximo à rodoviária. A Defesa Civil monitora o rio.

Para São José do Calçado, município mais atingido pelas chuvas, o alerta amarelo para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, segue até a próxima sexta-feira, 31 de dezembro.

Pinheiros

No norte do estado, Pinheiros é quem foi castigado pelas chuvas na quarta-feira. O município, que tem cerca de 27 mil habitantes, recebeu 97 milímetros de chuva em cerca de uma hora e meia, de acordo com a Defesa Civil Municipal. O volume de água foi suficiente para alagar ruas, casas e estabelecimentos comerciais, além de deixar 20 famílias desalojadas.

O Inmet também havia emitido alerta amarelo de chuvas intensas para o município. Segundo o instituto, poderia chover até 50 milímetros por dia na quarta-feira. Mas o volume de precipitação praticamente dobrou, chegando a 97 milímetros. Até a próxima segunda-feira, 3 de janeiro, a previsão é de sol com pancadas de chuvas, segundo o climatempo.

Bahia

esbrasil_chuvas_bahia
Rachaduras na Barragem do Quati, no povoado de Pedro Alexandre, na divisa da Bahia com Sergipe, causam inundações de áreas e bairros do município de Coronel João Sá. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso

As enchentes nas três cidades capixabas ocorreram em um contexto de fortes chuvas e tragédias na Bahia, onde chove desde a quinta-feira, 23 de dezembro. Vinte e uma pessoas morreram e cerca de 77 mil estão desabrigadas ou desalojadas.

Estima-se que mais 470 mil foram afetadas nos cerca de 70 municípios atingidos por deslizamentos, enchentes, transbordamento de rios e rompimento de barragens.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA