26.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Centro de Operações vai ser construído em Vila Velha

Centro de Operações vai ser construído em Vila VelhaO Prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, assina, nesta terça-feira (14), a ordem de serviço para a construção do Centro de Operações de Vila Velha. A solenidade será no terreno que sediará o empreendimento, na Rodovia Darly Santos (antes do trevo de Novo México), a partir das 8h30. O Centro de Operações será a segunda unidade instalada no Brasil com o conceito de “Cidade Inteligente”. Na unidade estarão interligadas as secretarias de Defesa Social, Planejamento, Governo, Trânsito, Serviços Urbanos e Administração, além da Ouvidoria da cidade. A previsão é de que as obras de instalações do prédio fiquem prontas em maio e a inauguração se realize no mês de junho.
O Centro de Operações vai trazer eficiência no monitoramento do município. Neucimar Fraga explicou que o prédio será um complexo tecnológico que vai auxiliar na gestão dos desafios diários de Vila Velha, além de produzir diagnósticos técnicos que irão subsidiar nas tomadas de decisão e no desenvolvimento de projetos estruturantes.
“Poucas cidades no País utilizam este tipo de ferramenta tecnológica. Vamos monitorar o município e melhor enfrentar situações adversas, como orientação aos motoristas e prestação de socorro durante o período de fortes chuvas, por exemplo. Essa ferramenta será fundamental”, pontuou o Prefeito.
O Centro de Operações também tem a proposta de antecipar soluções e aprimorar o atendimento das ocorrências. O sistema integrado possibilitará o envio de informações simultâneas que irão fornecer uma visão única da cidade e proporcionar ações proativas. “Uma cidade inteligente se faz com gestão competente. Para isso, é necessário juntar ferramentas modernas de gestão com tecnologia disponível e aplicável a uma boa gestão pública”, destacou o secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Jésus Gonçalves.

Centro de Operações
O Centro de Operação de Vila Velha será construído em uma área de, aproximadamente, três mil metros quadrados. O gerenciamento das informações será feito por meio de equipamentos tecnológicos para o monitoramento da cidade 24 horas por dia. A integração dos sistemas possibilitará o controle tático e operacional dos serviços.
A unidade contará, ainda, com o núcleo de fiscalização móvel, onde estará integrada a Defesa Civil, Posturas, Vigilância Sanitária, Trânsito, Zoonoses, Disque-silêncio, Segurança Aquática, Obras, e Finanças. A unidade também contará com o apoio (convênio) de entidades como Ciodes, Samu, Exército, Marinha, Correios, Cesan, Escelsa, entre outros.

- Continua após a publicidade -

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA