Dengue: ES registra mais de 19 mil casos desde o início de 2024

0
344
Na última semana, foram registrados mais de 6 mil infectados pelo mosquito
Casos de dengue só aumentam no Espírito Santo. Foto: Reprodução

Na última semana, foram registrados mais de 6 mil pessoas infectadas com a dengue no Estado

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo registra um aumento significativo de casos de dengue desde o início do ano. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (15), já foram registrados 19.088 casos da doença nos primeiros 45 dias de 2024, além de um óbito neste período, mais precisamente no município de Laranja da Terra. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), só na última semana foram 6 mil registros de infectados no ES.

- Continua após a publicidade -

Com uma incidência de 469,68 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica, o estado alcançou um nível alto no indicador de alerta para o Ministério da Saúde. Esse aumento exponencial preocupa as autoridades de saúde, que temem uma escalada ainda maior da doença. Para entender melhor a evolução dos casos, confira na tabela abaixo os números das últimas seis semanas:

WordPress Tables Plugin

Enquanto isso, em nível nacional, o Brasil já contabiliza 530 mil casos e 90 mortes por dengue apenas neste ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O aumento expressivo de casos em diversas regiões do país levou ao decreto de situação de emergência em saúde pública em pelo menos quatro estados – Acre, Minas Gerais, Goiás –, além do Distrito Federal. Estima-se que o Brasil possa ultrapassar a marca de 4,1 milhões de casos em 2024.

Diante desse cenário preocupante, a Sesa foi procurada para comentar sobre a possibilidade de decreto de emergência no Espírito Santo, mas ainda não se pronunciou.

Recentemente, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo à população para adotar medidas de prevenção contra a dengue, especialmente dentro de casa. Segundo a ministra, 75% dos focos do mosquito transmissor da doença estão localizados em residências. O apelo é para que todos se unam no combate ao vetor da doença, evitando criadouros e adotando medidas preventivas.

Municípios em alerta

A Sesa revelou que atualmente, no radar de alerta alto, estão 35 dos 78 municípios. Veja no mapa abaixo.

WordPress Tables Plugin

Vacina

A vacina Qdenga chegou ao Brasil no final de janeiro, e o Ministério da Saúde anunciou que 20 municípios capixabas receberão as primeiras doses do imunizante nesta primeira etapa até o início de fevereiro.

A Sesa foi procurada para comentar quando as vacinas chegarão e, por meio de nota, disse que “aguarda informações do Ministério da Saúde sobre a quantidade e a data de envio das doses da vacina contra a dengue destacada no Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue em 2024, enviado aos estados pelo MS”.

Vale ressaltar que as cidades que realizarão as primeiras aplicações das vacinas já foram divulgadas, juntamente com o público-alvo (10 a 14 anos). São elas: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana.