27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Casagrande assina autorização para ampliar centro cirúrgico em São Mateus

Gestor capixaba assinou ordem de serviço de R$ 14 milhões para ampliação de complexo de saúde no município de São Mateus

Por Robson Maia

O governador Renato Casagrande (PSB) assinou, no fim da última semana, uma ordem de serviço para a construção do novo Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado do

- Continua após a publicidade -

Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, na região norte do Estado. A assinatura aconteceu durante uma visita do gestor capixaba ao município.

De acordo com o Governo do Espírito Santo, o investimento na intervenção será de aproximadamente R$ 14 milhões. A obra será anexa ao prédio já existente do hospital e não será necessária a interdição do atual Centro Cirúrgico da unidade e de nenhum outro setor do HRAS para a execução do projeto. A previsão de conclusão do novo centro cirúrgico é para junho deste ano.

Segundo dados da Secretaria da Saúde (SESA), atualmente, o Hospital Roberto Silvares atende cerca de  29 municípios da região central-norte, com uma população estimada de 687 mil pessoas.

“São Mateus é uma cidade pólo desta região, por isso concentramos alguns investimentos importantes aqui. O Complexo de Saúde do Norte, que já está em obras, vai manter o município como um prestador de serviço na região. Estamos dando início agora às obras do novo Centro Cirúrgico do Hospital Roberto Silvares. A partir de fevereiro, vamos iniciar o serviço na Maternidade de São Mateus, que foi uma obra que nós financiamos”, listou Casagrande.

Casagrande assina autorização para ampliar centro cirúrgico em São Mateus
Mesmo com intervenção no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, serviços não serão interrompidos, segundo Casagrande – Foto por MPES

O secretário de Saúde, Miguel Duarte, ressaltou que a ampliação do Centro Cirúrgico no HRAS auxiliará a unidade a aumentar também o volume de cirurgias.

“Vamos passar de quatro para nove salas, com a construção e ampliação do Centro Cirúrgico, o que possibilitará o aumento das cirurgias eletivas realizadas na unidade, além das cirurgias de emergência, fazendo com que a população tenha o acesso e o cuidado próximo”, completou. Duarte

O projeto do Centro Cirúrgico contempla a construção de cinco salas cirúrgicas de grande porte; sala para recuperação pós-anestésica com oito leitos; área de preparo de vestiário para pacientes eletivos, com capacidade para quatro leitos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários para a equipe assistencial; posto de enfermagem; e farmácia satélite.

Já a área destinada à Central de Material Esterilizado terá áreas de recepção; descontaminação e separação de materiais; preparo e esterilização, incluindo sala para desinfecção química; armazenamento e distribuição de materiais esterilizados; e área administrativa.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA