Prefeitura abriu uma chamada pública para Organização da Sociedade Civil que vai gerenciar o programa Praia Sem Barreiras. Previsão de início é no próximo mês
Por Fabio Gabriel
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), está com chamamento público aberto para a implantação do programa Praia Sem Barreiras, que promove acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida frequentarem a praia. No Espírito Santo, o programa de acessibilidade já é utilizado há alguns anos em outras cidades da Região Metropolitana como Vitória, onde existe o Praia Acessível, e Vila Velha, que realiza o Praia Legal.
Além de viabilizar o acesso ao mar para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por meio de cadeiras anfíbias, o programa Praia Sem Barreiras oferecerá atividades recreativas, como vôlei e frescobol adaptados e jogos de tabuleiro.
O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 31 de outubro e estabelece critérios para a habilitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a celebração de Termo de Colaboração destinado ao gerenciamento, execução, administração e fomento de atividades no Programa Praia Sem Barreiras. As propostas podem ser enviadas até as 15 horas do dia 14 de novembro.
O programa será instalado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na altura do número 1281, na orla de Jacaraípe, próximo ao Supermercado Casagrande. A previsão é que ele comece a funcionar em dezembro deste ano.
“O programa ajuda a garantir que todos possam desfrutar das praias com dignidade, segurança e autonomia. Todos têm direito a acessar o mar e se divertir de forma democrática, e o programa chega para diminuir essas barreiras”, avalia o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Yuri Malaquias.
Outras cidades utilizam o sistema de inclusão social
Atualmente, no Brasil, existem cidades como Rio de Janeiro, Itanhaém (SP), Balneário Rincão (SC), Fortaleza (CE) e Natal (RN) que utilizam projetos de inclusão social, garantindo ao público com deficiência o uso de recursos naturais de forma segura, disponibilizando equipamentos apropriados, como rampas de acesso e cadeiras anfíbias, para visitantes cadeirantes ou com mobilidade reduzida. No Espírito Santo, ele é realizado em Vitória e Vila Velha.
Praia Acessível
O Praia Acessível, desenvolvido em Vitória, funciona aos domingos, das 8h às 13h, na praia da Guarderia. Gratuito e sem necessidade de agendamento ou matrícula, o projeto é de frequência livre. A quantidade de frequentadores muda de acordo com a época do ano e o clima, sendo mais intensa no verão.
O Praia Acessível conta com cadeiras anfíbias que não afundam na areia e são flutuantes. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza, sinta a água do mar. Profissionais da Prefeitura de Vitória ficam em uma tenda instalada no local auxiliando e orientando, para que todos tenham um lazer seguro.
Praia Legal
O Praia Legal, realizado no município de Vila Velha, funciona durante todo o ano, das 8 às 16 horas, nas sextas, sábados e domingos. No Verão, o atendimento é diário, das 8 às 17 horas, visando a melhoria da qualidade de vida dos usuários e turistas, pelo melhor aproveitamento da luz solar, lazer e segurança ao entardecer.
O projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.
Informações: (27) 3311-8287 / (27) 3389-9981