- Continua após a publicidade -

Cariacica avança na transformação para uma cidade inteligente

Estudo de viabilidade prevê uma economia de cerca de 80% aos cofres públicos após a implantação do projeto

Por Kebim Tamanini

Mais um município capixaba está prestes a ingressar no grupo das cidades inteligentes. Cariacica recebeu os estudos de viabilidade técnica realizados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). Caso o projeto seja concretizado, poderá representar uma economia de cerca de 80% aos cofres públicos.

O projeto abrange uma série de iniciativas, incluindo a modernização de pontos de iluminação pública, a instalação de fibra óptica para conexão de prédios públicos, a disponibilização de pontos de wi-fi público e a implementação de videomonitoramento com câmeras. Além disso, está prevista a geração de quase cinco milhões de kilowatts por ano em energia fotovoltaica, contribuindo para a melhoria da eficiência dos serviços urbanos e da segurança pública.

- Continua após a publicidade -

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, ressalta que essas iniciativas visam transformar a cidade em um ecossistema mais conectado e inclusivo para todos os cidadãos.

Cariacica se juntará a outros municípios capixabas, como Alegre, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante, que estão em estágios avançados para se tornarem as primeiras cidades inteligentes do estado. Além dessas, outras 20 cidades formalizaram adesão ao projeto. Confira na tabela abaixo.

WordPress Tables Plugin

Se todos os 24 municípios forem transformados em cidades inteligentes conforme o programa estadual, que engloba iluminação pública, usina solar fotovoltaica, telecomunicações e saneamento, cerca de 30% dos municípios do estado, atendendo uma população de aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, ou seja, cerca de 40% da população capixaba, serão beneficiados.

“A implementação deste programa permite ao município abrir as portas para o desenvolvimento a partir da implementação de excelentes projetos que conseguem reverter orçamento público em benefícios a uma maior parcela da população”, afirma o diretor de Negócios do banco capixaba, Marcos Kneip Navarro.

- Continua após a publicidade -

Saiba mais…

O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e município.

O programa oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.

Leia Mais

COPs discutem saída dos combustíveis fósseis e desmatamento
Terceira Ponte terá nova alça com obra de...
Cidade inteligente do ES é destaque em evento...
Trânsito na Mário Gurgel: veja opções de rotas...
Alegre lança projeto para tornar a cidade inteligente
Vitória anuncia novos gestores municipais
Confira 10 mitos e verdades sobre o consumo...
BR-101: terceiras faixas no Norte do ES até...
ES cria modelo inédito e avança na gestão...
ES realiza 1ª conferência estadual sobre metas da...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -