28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

ES diz adeus aos voos diretos para o Santos Dumont

Companhia aérea Azul se antecipou e já implementou as mudanças exigidas pelo Governo Federal

Por Kebim Tamanini

O aeroporto de Vitória perdeu uma opção de voos diretos para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a partir do último final de semana. Isso ocorreu porque a companhia aérea Azul anunciou a suspensão dos serviços nessa rota a partir de 1º de outubro de 2023. Essa medida foi implementada devido às restrições impostas ao aeroporto carioca, que visam garantir a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

- Continua após a publicidade -

Embora as empresas tenham até 1º de janeiro de 2024 para se adequar a essas restrições, a Azul antecipou as mudanças para atender à demanda que normalmente aumenta no final do ano. As restrições têm como objetivo promover o uso do Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Galeão, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Tanto a prefeitura do Rio quanto o governo do Estado fizeram apelos ao governo federal nesse sentido.

Além do aeroporto de Vitória, os passageiros que voam diretamente do Aeroporto Santos Dumont para Brasília (DF), Campos de Goytacazes (RJ), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) também serão afetados temporariamente pela suspensão dos voos diretos.

Companhia aérea Azul se adiantou e já realizou as mudanças impostas pelo Governo Federal
Gol e Latam se pronunciaram sobre quando irão aderir a Portaria do Governo Federal. Foto: Divulgação

O que dizem as empresas

Azul explicou que foi obrigada a fazer essas mudanças devido às restrições de capacidade operacional no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A empresa informou que os clientes com passagens adquiridas para as rotas suspensas estão sendo devidamente informados e receberão toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Eles serão reacomodados em outros voos da empresa ou terão o reembolso integral do valor pago pelo bilhete.

A Latam e a Gol afirmam que estão cientes das mudanças na aviação comercial no Rio de Janeiro e comunicarão quaisquer alterações em sua malha aérea oportunamente aos seus clientes.

Entenda o caso

O Governo Federal anunciou medidas em agosto para reduzir voos no Santos Dumont. Resolução do Conselho de Aviação Civil (Conac), assinada pelo antigo Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, estabelece critério de 400 km para voos domésticos a partir de 02/01/2024, excluindo voos internacionais. A medida atende demanda da Prefeitura do Rio de Janeiro, Estado do Rio e Infraero para segurança operacional em aeroporto limitado geograficamente pela Baía de Guanabara.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA