23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Capixabas estão se casando mais, aponta o IBGE

Pesquisa do Instituto revela que os casamentos no Espírito Santo estão durando em média 13,4 anos

Por Kebim Tamanini

Os capixabas desafiam a tendência nacional quando se trata de casamento, conforme revelam dados recentes da pesquisa “Estatísticas do Registro Civil 2022”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (27). Enquanto o Brasil como um todo testemunha uma redução no número de casamentos, o estado viu um aumento discreto de 0,4% em uniões estáveis, totalizando 23.209 registros no ano que foi realizado o levantamento. 

- Continua após a publicidade -

Esse ligeiro aumento pode ser atribuído ao período anterior a 2020-2022, marcado pela pandemia. Muitos casais adiaram suas decisões de união, como observam os pesquisadores do IBGE. 

A cidade da Serra se destaca como líder em registros de uniões estáveis no estado, com 3.174 casamentos, representando um aumento de 23,6% em relação a 2013, o período da pesquisa anterior. Seguido por Vila Velha (2.836), Vitória (1.984) e Cariacica (1.932). Confira na tabela abaixo os 20 primeiros. 

WordPress Tables Plugin

Além disso, é interessante notar que a idade média dos cônjuges nos casamentos entre pessoas de sexos diferentes, independentemente do estado civil prévio, é de 30,5 anos para homens e 28,1 anos para mulheres.

Divórcios

No entanto, nem tudo são flores, e a promessa de “até que a morte nos separe” muitas vezes não se concretiza. Os dados do IBGE revelam que a média de duração de um casamento, desde o momento da união até o divórcio, é de 13,4 anos no Estado. O Espírito Santo teve 7 mil separações em 2022. 

As cidades capixabas com mais divórcios no ano em que a pesquisa foi realizada têm a Serra na liderança, com 965 separações, seguida por Cariacica (823), Vitória (666) e, na quarta posição, Vila Velha (629). Confira abaixo os municípios do Espírito Santo que tiveram divórcios em 2022 e a variação em relação aos dados de 2013, conforme informado pelo Instituto.

WordPress Tables Plugin

Em âmbito nacional, o número de divórcios no Brasil cresceu 8,6% em 2022 em comparação com o ano anterior, saltando de 386.813 para 420.039 casos. 

Segundo o professor de Direito da Universidade Estácio de Sá (RJ) e advogado Daniel Teixeira, a desburocratização do divórcio tem impulsionado o aumento de casos no Brasil. “A grande questão é a baixa qualidade dos relacionamentos conjugais, que ficou ainda mais evidenciada com a pandemia”, analisou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA