29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Campanha nacional contra influenza começa hoje (23)

A campanha, que se estende até o dia 22 de maio, foi antecipada em um mês por decisão do Ministério da Saúde em decorrência do avanço do novo Coronavírus (Sars-Cov-2)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (23) e as doses serão ministradas em postos definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização será realizada até o dia 22 de maio em todo o país. Já o Dia ‘D” ocorre no dia 09 de abril.

Neste ano, a campanha foi antecipada em decorrência do surto do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Primeiro serão imunizados os idosos (60 anos ou mais) e os profissionais da saúde.

- Continua após a publicidade -

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, destaca que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas contra tipos de influenza. “Com a vacinação, pretendemos proteger a população contra as formas graves da influenza e diminuir a cadeia de transmissão desta doença respiratória”, explica.

Vale lembrar que a vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Imunização

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

Além disso, a antecipação da campanha visa a facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, e, no segundo momento, evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza.
calendário

Sendo assim, o governo federal pretende reforçar a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, formado por idosos.

Quem deve tomar a vacina?

Adultos de 55 a 59 anos também terão direito a receber uma dose nos postos de saúde de todo o Estado (antes, a dose era aplicada em pessoas com 60 em diante). A meta no Espírito Santo é vacinar 90% do público-alvo, totalizando 1.216.320 pessoas. As doses estarão disponíveis nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios.

Entretanto, as pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento, devendo ficar em casa, em isolamento, até os sintomas desaparecerem.

Veja a lista do público-alvo para a imunização:

– Pessoas com 55 anos ou mais de idade;
– Crianças de seis meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Trabalhadores da saúde;
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Povos indígenas;
– Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA