27.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Câmara de Vitória reconhece Street Workout como esporte

Street Workout consiste em exercícios de calistenia, que utilizam o peso do próprio corpo; Autor da proposta sugere que reconhecimento do esporte facilita valorização e regulação das atividades

Por Redação

A Câmara Municipal de Vitória aprovou, na terça-feira (4) o Projeto de Lei que reconhece o street workout como modalidade esportiva oficial de Vitória e estabelece regras para sua prática. De autoria do vereador Aloísio Varejão (PSB), o projeto visa o desenvolvimento da categoria no município, além da regulamentação das atividades em locais públicos.

- Continua após a publicidade -

O Street Workout, de acordo com a proposta, será permitido nos parques e praças públicas da capital, desde que não ofereça risco ao trânsito de veículos e pessoas, danos ao meio ambiente ou riscos à vida. Para Varejão, é necessário o reconhecimento do esporte para promover políticas públicas direcionadas à modalidade.

O parlamentar também frisou os benefícios físicos e mentais, trabalhando o equilíbrio, a concentração, a consciência corporal, a velocidade de reação e a coordenação motora.

“A relação do esporte com o espaço público é outro ponto a ser relevado, visto que essa nova modalidade é preferencialmente praticada em praças públicas. O uso do ambiente coletivo para a promoção da saúde e socialização da comunidade local valoriza o meio social e fortalece as relações interpessoais”, esclareceu.

O “treino de rua”, como pode ser traduzido o esporte, tem crescido e sido uma tendência de exercício. O esporte combina o poder de construção muscular da calistenia com a resistência. No entanto, especialistas alertam para os riscos da realização de atividades desacompanhadas e com a utilização de movimentos e aparelhos impróprios para o desenvolvimento do corpo.

Em janeiro, o profissional de educação física Bruno Rodrigues Roque Pereira, de 35 anos, morreu após sofrer um acidente enquanto praticava exercícios dentro do condomínio onde morava, em Jundiaí (SP). Ao finalizar uma série de exercícios, em um giro em que deveria terminar em pé, ele caiu de cabeça em um colchão, dobrou o pescoço e “apagou”. O atleta foi encontrado já sem vida.

O projeto foi encaminhado para o executivo municipal para sanção ou não.

Com informações da Câmara de Vitória;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA