23.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio, 2022

Cachoeiro ganha destaque em congresso de cidades inteligentes

O prefeito Victor Coelho representou Cachoeiro no maior evento de cidade inteligente. Foto: Divulgação (PMCI)

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, é um dos integrantes da comitiva de prefeitos brasileiros que participam do congresso em Barcelona

Por Josué de Oliveira

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, participa da Smart City Expo World Congress (SCEWC), principal evento internacional sobre cidades inteligentes. O encontro acontece em Barcelona, na Espanha.

O objetivo do encontro é novas ideias sobre governança digital para os municípios brasileiros. Pela primeira vez, Cachoeiro de Itapemirim recebe a oportunidade de enviar uma comitiva para buscar novas referências para o desenvolvimento de cidade inteligente.

No congresso, estão sendo debatidos temas como energia, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, tecnologia e inovação, governança, inclusão e economia.

Durante a programação da Câmara de Comércio Brasil x Catalunha, Cachoeiro foi apresentada como uma das “SMART CITIES NO BRASIL” para investidores catalães.

Para o prefeito Victor Coelho, que ocupa a vice-presidência de Governo Digital da Frente Nacional dos Municípios, Cachoeiro tem um grande potencial para se tornar referência no desenvolvimento da governança digital em âmbito municipal no Espírito Santo.

“A população de Cachoeiro já conta hoje com diversas ferramentas digitais que facilitam o acesso a informações e a serviços públicos. São aplicativos e sistemas que facilitam a vida dos cidadãos de Cachoeiro, como o TodosJuntos e a Carta de Serviços, por exemplo”, cita Victor Coelho.

Além dos aplicativos, Cachoeiro conta hoje com uma central de videomonitoramento, que será conectada a diversos outros sistemas digitais. Em breve, o município vai ter à disposição um parque de iluminação pública gerenciável de forma inteligente e uma central de sinalização semafórica automatizada.

Como parte do processo para implantação desses projetos, já no início de dezembro, está prevista uma audiência pública para apresentar à população cachoeirense a legislação que vai regulamentar a atuação do 5G no município.

“Estamos trabalhando numa legislação para implantação de antenas 5G. No Espírito Santo, nenhum município ainda tem essa legislação. No Brasil são apenas 20 municípios. Cachoeiro, mais uma vez, está saindo na frente com mais esse passo em direção à inovação e tecnologia em benefício do cidadão”, destacou o prefeito.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade