23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Brasil fecha 2011 como o 4º maior mercado de carros

Brasil fecha 2011 como o 4º maior mercado de carrosA empresa de consultoria Jato Dynamics do Brasil divulgou, na sexta-feira (17), o ranking de vendas globais de automóveis e comerciais leves em 2011, que aponta o Brasil em quarto lugar, mantendo a colocação de 2010. A China, segundo o levantamento, fechou o ano como a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 7% em comparação ao ano de 2010, ultrapassando a marca de 14 milhões de automóveis vendidos.

Em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, com aumento de 10,3%, e Japão, com queda de 15,2%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil manteve o quarto lugar com aumento de 2,9% nas vendas de veículos se comparado a 2010. A Alemanha apresentou recuperação com crescimento de 9,1% nas vendas e manteve a quinta colocação. A Índia fechou o ano com aumento de 6,1%, ficando em sexto lugar.
De acordo com a Jato Dynamics, a Rússia obteve aumento significativo se comparado ao ano anterior com crescimento de 38,9% nas vendas. Os países europeus como França, Grã-Bretanha e Itália, apresentaram queda de 1,3%, 2,3% e 10,5%, respectivamente ocupando as três últimas posições no ranking do Top Ten.
Desempenho das marcas
A pesquisa aponta ainda que a Volkswagen ficou na liderança em vendas de automóveis e comerciais leves no ano de 2011, com 16% de crescimento comparado ao ano passado. A Toyota terminou o período em segundo lugar mesmo com queda de 7,9% nas vendas. Na terceira posição está a Ford com 9,3% de aumento nas vendas do ano. Já a Chevrolet terminou o ano em quarto lugar com aumento significativo de 13,7% em relação ao ano anterior. Destaque para a Kia que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 22%.
“A Volkswagen manteve a liderança graças aos grandes resultados nos mercados emergentes, suas vendas cresceram consideravelmente na China, Índia e Brasil. Sabe-se que a VW pretende ser líder por meio de seu ousado plano global, contando com investimentos nestes países”, afirma o diretor presidente da Jato Dynamics do Brasil, João Carlos Rodrigues. “Este momento contrasta com a fase delicada vivida pela Toyota. Embora seja evidente a troca de posições, não devemos nos surpreender com uma possível recuperação da liderança da Toyota em 2012”, ressalta.

- Continua após a publicidade -

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA