25.5 C
Vitória
terça-feira, 21 maio, 2024

Boxeador capixaba conquista quatro medalhas de ouro em 1 ano

Bolsa Atleta: boxeador Uindson Silva fatura 4 ouros e foca no mundial do Canadá

Um dos esportes mais célebres e tradicionais do mundo, modalidade olímpica desde 1904, o Boxe é um grande gerador de talentos. Em Vitória, um desses talentos tem conquistado espaço no cenário nacional e internacional, mostrando técnica apurada e muita habilidade nos ringues.

O boxeador Uindson Silva, morador de Vitória, que em seu primeiro ano no programa Bolsa Atleta Municipal conquistou nada menos do que quatro medalhas de ouro nas competições que participou.

- Continua após a publicidade -

Foram quatro primeiros lugares em todos os quatro campeonatos disputados em 2022, vencendo atletas renomados do Brasil e da América do Sul.

Agora, o pugilista e morador do bairro Comdusa se prepara para o Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato, que será realizado no mês de maio, em São Paulo.

A competição também serve de preparação para o grande foco de Uindson em 2023: o Campeonato Mundial de Boxe, que será disputado este ano, no Canadá, ainda sem data definida. A classificação do atleta já está garantida.

“Em 2023, meu foco principal é em participar do mundial. Todos os treinos que tenho realizado e as competições que disputarei serão voltadas para esse objetivo”, revela Uindson, que luta na categoria 87 kg.

Caminho das vitórias

A primeira medalha de ouro de 2022 veio com o 1º lugar no Campeonato Interestadual, realizado em fevereiro na Grande Vitória. O título não veio fácil e motivou ainda mais o atleta, que continuou sua preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro de Boxe, que viria a seguir.

Em maio, Uindson viajou à cidade de Mariana, em Minas Gerais, sede da competição, e saiu de lá novamente como vencedor. Conquistava ali sua segunda medalha de ouro em menos de seis meses, sagrando-se o grande campeão brasileiro em sua categoria.

“Me dediquei muito, principalmente porque, nos anos anteriores, devido à pandemia, não obtive os resultados que almejava. Acredito que isso também serviu de motivação para que 2022 fosse diferente”, conta o pugilista.

Com seu nome cravado no cenário nacional, o atleta se manteve focado nos treinamentos, de olho em mais duas “pedreiras” que estavam por vir: o Campeonato Estadual de Boxe e o maior desafio de todos, o Campeonato Sul-Americano, ambos disputados em outubro.

Dois ouros em um mês

No primeiro dos dois desafios, mais um sucesso do boxeador de 31 anos. Medalha de ouro na competição realizada em Colatina e o almejado título de campeão estadual, consagrando de vez sua trajetória no boxe capixaba.

A terceira vitória no ano parece ter incendiado os punhos do atleta, que foi à São Paulo em busca do tão sonhado título Sul-Americano. O caminho até o alto do pódio não foi fácil, mas o peso das medalhas também estava sendo “carregado” nas luvas de Uindson, que conseguiu encaixar socos certeiros e bons golpes, vencendo a decisão por pontos, em uma final super disputada.

“O Sul-Americano foi a competição mais difícil para mim, pois lutei com um atleta experiente e inteligente tecnicamente. Foram os 4 rounds mais longos da minha vida”, conta o boxeador.

No final, a consagração de ser o mais novo Campeão Sul-Americano de Boxe, na categoria 87 kg, e a certeza de que, com muita disciplina, treinamento, apoio e dedicação, os resultados são possíveis de serem alcançados.

“Luto desde os 16 anos, foi com essa idade que participei do meu primeiro campeonato. Hoje treino de segunda a sábado, sendo que os treinos são intercalados entre físico, técnico e de resistência”, revela.

Apoio do Bolsa Atleta Municipal

Além do treinamento, seu técnico costuma marcar sparrings (lutas simuladas com adversários de alto nível) com academias vizinhas nos finais de semana. A prática intensifica ainda mais a preparação do pugilista, que encontrou no programa Bolsa Atleta de Vitória um dos grandes apoios para sua carreira.

“O Bolsa Atleta para mim é um combustível porque, em dias de cansaço, me lembro que tem pessoas que acreditam no meu trabalho e no meu potencial. Então vou para os treinos e lutas com toda a garra, para honrar a confiança que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Prefeitura de Vitória e meus apoiadores tem depositado no meu trabalho”, conta Uindson. O boxeador tem o apoio do CT Figth Power e está em busca de patrocinadores para galgar conquistas ainda mais expressivas.

O incentivo financeiro oferecido pelo programa é um dos fatores preponderantes para a carreira de sucesso, não só do boxeador, mas também de vários atletas e paratletas, homens e mulheres, bolsistas em Vitória. Esportes de alto rendimento têm custos bastante elevados e requerem um cuidado ainda maior na preparação e nos treinos.

“A bolsa é extremamente importante, pois tem me auxiliado no custeio de despesas como suplementação e alimentação, na compra de acessórios esportivos que necessito para ter um melhor treino. Também me auxilia nos gastos com competições, como taxas de inscrição em campeonatos, custeio de viagens e hospedagem. Resumindo, a bolsa é fundamental para eu me manter um atleta de alto rendimento”, revela o pugilista.

Superação

Trabalhador, pai, marido e atleta dedicado, Uindson divide sua vida entre os treinos preparatórios diários, a família e o emprego, onde trabalhada a noite toda, das 20 horas até as 4h30. Como milhares de brasileiros país afora, ele leva uma vida resiliente e batalhadora, e faz dos desafios um combustível para a busca por vitórias.

Mesmo diante de várias adversidades, o pugilista consegue superar os obstáculos e nos mostrar a importância e a diferença que esporte pode fazer na vida de uma pessoa. “A sensação é de dever cumprido. Estou muito feliz e orgulhoso”, comemora o atleta, enquanto treina pesado para as competições deste ano.

Bolsa Atleta Municipal

Instituído pela Lei Jayme Navarro de Carvalho, o Bolsa Atleta Municipal, da Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória, oferece incentivos de R$500,00 a R$1.500,00 mensais para atletas e paratletas, moradores de Vitória, em diversas modalidades esportivas.

O programa tem sido ampliado na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini e do titular da pasta, secretário Sandro Parrini, beneficiando hoje 68 atletas e paratletas em três categorias: Estadual, Nacional e Internacional.

“Nosso intuito é estimular e apoiar atletas que estejam em plena atividade esportiva, com reconhecidos índices de classificação e que se encontrem em fase de preparação para futuras competições”, explica Sandro, secretário de Esportes e Lazer de Vitória e um dos grandes entusiastas do programa.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA