31.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro, 2021

Bike se populariza em tempos de coronavírus

Para fugir das lotações, dos atrasos e riscos de contaminação do transporte público, muitas pessoas se tornaram adeptas das bicicletas neste período

Que táxi, que nada. É de bike mesmo. Neste período de pandemia, provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), um tradicional meio de transporte voltou a se tornar queridinho de muitas pessoas que precisam se locomover em distâncias razoáveis.

A venda de bicicletas disparou durante este período e o crescimento do movimento também pode ser visto pelas ruas. Além da economia, dentre os fatores que pesam nesta escolha, estão os atrasos, a superlotação e o risco de contaminação no transporte.

Segundo um relatório sobre o tema, publicado pela Universidade Alemã de Esporte, “quem anda de bicicleta regularmente, poupa muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com problemas de dores nas costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares poderiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes”.

Layds & Brutas uniu amigos e família em torno da bike

De acordo com o profissional de educação física da Academia Hangar, Rodrigo Barbosa, esta modalidade também ajuda no emagrecimento e melhora o condicionamento físico e resistência, além da saúde mental. “Com a regularidade do ciclismo, é possível obter um excelente ganho em força muscular e tônus na parte inferior do corpo. Uma boa forma na prática da atividade requer os músculos do centro do corpo bem fortes. Manter-se na posição correta para pedalar implica usar esta parte central do corpo para manter boa postura das costas, ombros baixos afastados das orelhas e o abdômen firme”, explica.

O professor conta que andar de bicicleta é um exercício aeróbico potente, que leva à perda média de 280 a 700 calorias por hora. E ele ainda orienta sobre como aproveitar melhor o movimento, seja ele feito com a finalidade de atividade física ou transitando de um lugar para outro. “É preciso ficar atento na postura para manter ombros baixos afastados das orelhas, abdômen firme, quadril estabilizado, joelhos na linha dos pés e a posição dos pés retos. Obtendo uma postura correta ou técnica, logo será percebida a melhora do seu desempenho”, avisa.

Experiência positiva

Giselle Fabíola da Cunha Lopes, é aluna do professor Rodrigo e divide a experiência com a a bicicleta. Ela conta que era adepta do ciclismo indoor e que pedala desde de 2013 nessa modalidade.

“Eu era muito resistente ao ciclismo de rua. Ai veio a pandemia, o fechamento das academias, eu com alguma resistência passei a usar a bicicleta. Comecei a pedalar 5km depos puxei pra 10 e depoi eu comeceu a fazer algumas coisas que eu fazia de carro, eu comecei a fazer com a bike.”, afirma Giselle que ainda pontua que começou a achar interessante a pratica, “e por incrivel que pareça eu senti uma mudança muito grande no meu condicionamento fisico.”.

Na verdade o ciclismo de rua ele tem outros beneficios. “Essa minha mudança do indoor para outdoor veio pra ficar. “Hoje eu já cogito ir para o escritório que fica a cerca de 12km da minha casa de bike. Deixar o carro em casa. Então pra mim foi uma mudança de estilo de vida mesmo.” completou Giselle.

Outros benefícios

Alguns estudos mostram que pessoas que praticam o ciclismo eliminam o colesterol ruim (HDL) até cinco vezes mais rápido, pois as partículas que transportam o HDL se metabolizam com maior velocidade. A cirurgiã vascular e angiologista, Moriane Lorenzoni, destaca que este tipo de exercício, ativa a circulação nas pernas e ajuda o sangue a retornar ao coração. “Esta atividade estimula a circulação sanguínea, promove a saúde do coração e dos pulmões, dentre outros órgãos. Mesmo que de maneira suave, porém com frequência, ela deixa o coração mais “eficiente”, ou seja, é necessário menos esforço para bombear o sangue, o que diminui assim a pressão arterial”, conta.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Os pães internacionais queridinhos dos capixabas

Do pão sírio a baguete, do pão francês ao croissant, está na moda se deliciar com receitas de pães internacionais

Projeto colorido e no estilo montessoriano abriga todos os sonhos de criança

Um projeto de dormitório de criança necessita de uma estrutura adequada para acompanhar todas as suas fases

Programa Brasil Mais para reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias capixabas

No Espírito Santo, a meta é atender 2.100 empresas, prioritariamente do setor de comércio e serviço, até outubro de 2022 A competitividade da indústria passa...

IG do Café do Caparaó ganha reconhecimento oficial

O Café do Caparaó teve sua Indicação Geográfica (IG) oficialmente registrada, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Cristaleiras: peça atemporal e super presente no décor

Especialistas afirmam que a peça é versátil: "ela não está restrita à casa dos nossos avós"

Claudia Laet: Os pais podem estimular o desenvolvimento das crianças

Pedagoga especialista em transtornos infantis dá dicas simples do que os pais podem fazer na rotina de casa que contribuem para o desenvolvimento e aprendizado das crianças

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

CVM e BID firmam convênio com foco em desenvolvimento sustentável e fintechs

As ações serão desenvolvidas por meio da colaboração do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), do qual as instituições são fundadoras, em projetos executados pelo BID.

Fed ainda vê folga no mercado de trabalho dos EUA e longo caminho de recuperação

Serão necessários investimentos dos setores privado e público para melhorar os fatores de produção no país EUA Por Ricardo Leopoldo (AE) O presidente do Federal Reserve...

Confiança da construção cai 0,5 ponto em fevereiro, revela FGV

O índice havia recuado 1,4 ponto. Considerando as médias móveis trimestrais, houve recuo de 0,6 ponto em fevereiro.

Brumadinho/Vale: Marco Aurélio nega pedido de partidos

Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido apresentado por movimentos de apoio aos atingidos por rompimento de barragens Por Paulo Roberto Netto (AE) O ministro Marco Aurélio...

Vida Capixaba

Os pães internacionais queridinhos dos capixabas

Do pão sírio a baguete, do pão francês ao croissant, está na moda se deliciar com receitas de pães internacionais

Projeto colorido e no estilo montessoriano abriga todos os sonhos de criança

Um projeto de dormitório de criança necessita de uma estrutura adequada para acompanhar todas as suas fases

Campanha Fiscal Consumidor também beneficia o interior do Estado

A medida favorece quem encontrar produto vencido nas prateleiras dos supermercados participantes

Programa Brasil Mais para reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias capixabas

No Espírito Santo, a meta é atender 2.100 empresas, prioritariamente do setor de comércio e serviço, até outubro de 2022 A competitividade da indústria passa...
Continua após publicidade