24.2 C
Vitória
sexta-feira, 25 setembro, 2020

Bike se populariza em tempos de coronavírus

Leia Também

O Hospital Materno Infantil será entregue

Está tudo pronto! A solenidade de entrega do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso será as 9h30 do sábado (26). A entrega das obras é um marco para o município da Serra.

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País

A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias

Parques estaduais abrirão neste final de semana

Com alguns municípios do Estado figurando na lista dos que estão atualmente em Risco Baixo, de acordo com a classificação do mapa de Gestão de Risco da Covid-19, parques estaduais vão reabrir em algumas localidades.

Para fugir das lotações, dos atrasos e riscos de contaminação do transporte público, muitas pessoas se tornaram adeptas das bicicletas neste período

Que táxi, que nada. É de bike mesmo. Neste período de pandemia, provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), um tradicional meio de transporte voltou a se tornar queridinho de muitas pessoas que precisam se locomover em distâncias razoáveis.

A venda de bicicletas disparou durante este período e o crescimento do movimento também pode ser visto pelas ruas. Além da economia, dentre os fatores que pesam nesta escolha, estão os atrasos, a superlotação e o risco de contaminação no transporte.

Segundo um relatório sobre o tema, publicado pela Universidade Alemã de Esporte, “quem anda de bicicleta regularmente, poupa muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com problemas de dores nas costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares poderiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes”.

Layds & Brutas uniu amigos e família em torno da bike

De acordo com o profissional de educação física da Academia Hangar, Rodrigo Barbosa, esta modalidade também ajuda no emagrecimento e melhora o condicionamento físico e resistência, além da saúde mental. “Com a regularidade do ciclismo, é possível obter um excelente ganho em força muscular e tônus na parte inferior do corpo. Uma boa forma na prática da atividade requer os músculos do centro do corpo bem fortes. Manter-se na posição correta para pedalar implica usar esta parte central do corpo para manter boa postura das costas, ombros baixos afastados das orelhas e o abdômen firme”, explica.

O professor conta que andar de bicicleta é um exercício aeróbico potente, que leva à perda média de 280 a 700 calorias por hora. E ele ainda orienta sobre como aproveitar melhor o movimento, seja ele feito com a finalidade de atividade física ou transitando de um lugar para outro. “É preciso ficar atento na postura para manter ombros baixos afastados das orelhas, abdômen firme, quadril estabilizado, joelhos na linha dos pés e a posição dos pés retos. Obtendo uma postura correta ou técnica, logo será percebida a melhora do seu desempenho”, avisa.

Experiência positiva

Giselle Fabíola da Cunha Lopes, é aluna do professor Rodrigo e divide a experiência com a a bicicleta. Ela conta que era adepta do ciclismo indoor e que pedala desde de 2013 nessa modalidade.

“Eu era muito resistente ao ciclismo de rua. Ai veio a pandemia, o fechamento das academias, eu com alguma resistência passei a usar a bicicleta. Comecei a pedalar 5km depos puxei pra 10 e depoi eu comeceu a fazer algumas coisas que eu fazia de carro, eu comecei a fazer com a bike.”, afirma Giselle que ainda pontua que começou a achar interessante a pratica, “e por incrivel que pareça eu senti uma mudança muito grande no meu condicionamento fisico.”.

Na verdade o ciclismo de rua ele tem outros beneficios. “Essa minha mudança do indoor para outdoor veio pra ficar. “Hoje eu já cogito ir para o escritório que fica a cerca de 12km da minha casa de bike. Deixar o carro em casa. Então pra mim foi uma mudança de estilo de vida mesmo.” completou Giselle.

Outros benefícios

Alguns estudos mostram que pessoas que praticam o ciclismo eliminam o colesterol ruim (HDL) até cinco vezes mais rápido, pois as partículas que transportam o HDL se metabolizam com maior velocidade. A cirurgiã vascular e angiologista, Moriane Lorenzoni, destaca que este tipo de exercício, ativa a circulação nas pernas e ajuda o sangue a retornar ao coração. “Esta atividade estimula a circulação sanguínea, promove a saúde do coração e dos pulmões, dentre outros órgãos. Mesmo que de maneira suave, porém com frequência, ela deixa o coração mais “eficiente”, ou seja, é necessário menos esforço para bombear o sangue, o que diminui assim a pressão arterial”, conta.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Conselho Tutelar: Vereador apresenta denúncia ao ministério público

A capital do Espírito Santo registrou em 2019 nada menos que 244 casos de abuso sexual infantil cometidos contra crianças e adolescentes de até 19 anos de idade. Um aumento de 32% em relação ao registrado no ano anterior pela Secretaria Municipal de Saúde (175 casos).

ArcelorMittal Tubarão vai religar o seu Alto-Forno 3

A ArcelorMittal Tubarão informa que fará o religamento do seu terceiro alto-forno, parado desde abril deste ano por conta do cenário econômico desfavorável. O religamento...

Governo divulga novo imageamento da cobertura florestal do Espírito Santo

No dia em que se comemora o Dia da Árvore, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e...

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Continua após publicidade