24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Bebida feita com lavanda é destaque em cervejaria capixaba

Convento Cervejaria inspira-se na lavanda e lança cerveja especial para a estação

Por Munik Vieira

A Primavera é uma estação colorida, referência das flores e temporada da transição para a chegada do verão. Neste período, com as temperaturas ainda leves – mas não menos aquecidas – a cerveja artesanal surge como uma ótima pedida.

- Continua após a publicidade -

Já pensou em uma cerveja com o sabor de lavandas? Pois bem, a Convento Cervejaria criou uma cerveja feita com a planta, mais precisamente do lavandário Khas, que fica em Venda Nova do Imigrante.

A cerveja no estilo Saison é popular na primavera europeia, entre o norte da França e o sul da Bélgica. “É comum a utilização de flores nativas da região deles, nós fizemos uma adaptação e utilizamos a lavanda capixaba como o nosso principal ingrediente”, explica Léo Leal, um dos sócios da fábrica de cerveja artesanal capixaba.

Características

Bebida feita com lavanda é destaque em cervejaria capixaba
Foto: Reprodução

Sobre as características da bebida, Léo destaca seu sabor frutado, denso e complexo. “Como sua origem é caseira, o processo de produção é relativamente simples, sendo fermentada em altas temperaturas. O resultado é de uma bebida densa com boa formação de espuma, de coloração entre dourada e palha e de aspecto turvo. No aroma, o tradicional é encontrar notas frutadas em conjunto com a levedura, e, é claro, com as flores”, destaca.

“E neste sabor frutado, também contamos com o amargor moderado, acidez leve e final seco. É bastante comum encontrar ingredientes inusitados em sua composição, garantindo um sabor complexo”, pontua Leal. “Tudo que estiver ao alcance da cozinha cabe aqui”, ressalta o empresário.

História

Esse estilo de cerveja surgiu nas fazendas de Valônia, uma região rural localizada ao sul da Bélgica. Por essa razão, esse estilo também é conhecido como Farmhouse Ale, que em tradução livre significa “casa da fazenda”.

Sua produção era sazonal (daí o nome Saison), sempre ao fim das estações frias, para que os trabalhadores não ficassem “ociosos”, já que no inverno a demanda de trabalho era menor, e também porque o processo de fermentação em estações quentes era afetado, levando a grande maioria das garrafas produzidas nessas estações a estragar.

Como não existia refrigeração na época, a cerveja teria que ser produzida em temperaturas amenas, ser resistente e robusta para aguentar a subida do termômetro, e ao mesmo tempo ser agradável e refrescante para matar a sede.

Esta matéria foi publicada originalmente em  29 de setembro de 2019 , no portal da Revista ES Brasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA