Banco efetuou 42 propostas para a nova etapa de financiamento aos produtores
Por Anderson Neto
O Banestes realizou mais de R$ 12 milhões em 42 propostas de Crédito Rural para produtores de diferentes regiões do Espírito Santo, durante a Cooabriel, maior feira do agronegócio capixaba. O evento aconteceu em julho, em São Gabriel da Palha, Noroeste do Estado.
“A presença do Banestes na Feira de Agronegócios Cooabriel é uma excelente oportunidade de estarmos juntos do produtor rural capixaba. Estamos prontos para muito bem atendê-los, com soluções essenciais de crédito”, destacou o diretor de Negócios do Banestes, Carlos Artur Hauschild.
O Banco do Estado do Espírito Santo anunciou, na última semana, a abertura do Plano Safra 2023/2024, com disponibilidade de R$ 1 bilhão para financiamentos de Crédito Rural no Estado.
Os recursos são destinados para produtores e cooperativas rurais fortalecerem as atividades agrícolas e de pecuária já consolidadas, além de incentivar novas culturas e criações. A vigência vai até o dia 30 de junho de 2024.
O presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, destaca a relevância do patrocínio do banco à maior feira do Estado.
“O Banestes é patrocinador da Feira Cooabriel por se tratar de uma oportunidade de associar o incentivo econômico, por meio do patrocínio, a um evento que tem como objetivos apresentar tendências tecnológicas aos agricultores nas áreas de insumo, implementos e máquinas, ou seja, levar aprimoramento técnico aos cafeicultores sobre a cultura do café”, disse.
Segundo os organizadores, o evento superou todas as expectativas e reuniu mais de 17 mil pessoas durante os três dias de evento. A Feira de Agronegócios contou com 65 empresas expositoras, distribuídas em 86 estandes, que apresentaram o que há de melhor no mercado, em termos de maquinários e equipamentos, insumos, tendências tecnológicas e produtos financeiros.
Condições
As linhas de Crédito Rural oferecidas pelo Banestes têm condições especiais, com taxas reduzidas e subsidiadas, que proporcionam aos produtores de todos os portes o custeio da produção e o investimento na atividade produtiva, aumentando a produtividade e a competitividade.
Para as linhas de custeio, as taxas partem de 3 % ao ano. As linhas de investimento têm possibilidade de parcelamento em até oito anos, a depender da cultura explorada.
Para o café, o Banestes oferece tanto linhas de custeio quanto de investimento, e também linha de capital de giro para as indústrias de café solúvel e torrefação. Com isso, o banco financias a produção e a industrialização do café, incluindo a compra de insumos, aquisição de tratores, implementos e demais equipamentos para uso na atividade.
O agricultor interessado em adquirir os recursos deve entrar em contato com a agência Banestes de sua região. É importante que o produtor rural observe, além da taxa de juros da operação, se o valor e o prazo são adequados para a finalidade desejada. Todas as informações serão fornecidas no momento do atendimento.