23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Autoridades e celebridades publicam homenagens à Rainha Elizabeth II

No Brasil foi decretado luto oficial de três dias pela morte da rainha britânica.

Por Luciana Almeida

Após a confirmação da morte de Elizabeth II, aos 96 anos, na tarde desta quinta-feira (08), políticos, autoridades e celebridades de todo o mundo usaram suas redes sociais para publicar homenagens e se despedirem da rainha.

- Continua após a publicidade -

O Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse: “É com o coração pesado que soubemos do falecimento da Soberana mais antiga do Canadá, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Ela foi uma presença constante em nossas vidas – e seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país.”

O presidente da França, Emmanuel Macron, também fez seu tributo. “Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século”, disse.

O presidente da Espanha, Pedro Sanchéz, foi outro líder a manifestar condolências à família da rainha. “Minhas condolências a toda a família real, governo e cidadãos do Reino Unido e da Commonwealth pelo falecimento da rainha Elizabeth II. Uma figura de relevância mundial, testemunha e autora da história britânica e europeia”, publicou Sanchéz em sua conta no Twitter.

Elizabeth II “contribuiu para tornar ‘especial'” a relação entre o Reino Unido e os Estados Unidos, escreveu o presidente americano Joe Biden em um comunicado à imprensa, e saudou a rainha como “uma estadista de dignidade e constância incomparáveis”, dizendo em comunicado que a falecida rainha era “mais do que uma monarca. Ela incorporou uma era”.

O chefe da ONU, Antonio Guterres, também usou as redes sociais para prestar sua homenagem à ‘graça, à dignidade e à dedicação’ de Elizabeth  II. “Como a chefe de Estado mais longeva e reinante do Reino Unido, a rainha Elizabeth II foi amplamente admirada por sua graça, dignidade e dedicação em todo o mundo. Foi uma presença tranquilizadora durante décadas de mudanças de grande alcance, inclusive a descolonização na África e na Ásia.”

Muito próximo à família real, o pianista, cantor, compositor e produtor britânico Elton John disse: “Assim como toda a nação, estou profundamente triste de saber que a Sua Majestade a Rainha Elizabeth morreu. Ela era uma presença inspiradora de se estar por perto e liderou o país em alguns de nossos maiores e mais sombrios momentos com graça, decência um calor genuíno e atencioso. A rainha Elizabeth tem sido uma grande parte da minha vida desde a infância até hoje e sentirei muito a falta dela”, disse.

O cantor britânico Ozzy Osbourne postou: “Lamento com o meu país o falecimento da nossa maior Rainha. Com o coração pesado, digo que é devastador pensar na Inglaterra sem a rainha Elizabeth II”.

No Brasil

Também no Brasil, celebridades também usaram suas redes sociais para prestar suas homenagens.

O ator, apresentador, radialista e diretor teatral Dan Stulbach disse que Elizabeth foi uma rainha pop. “Hoje a rainha nos deixou. Mais do que uma rainha, foi uma figura pop por séculos e sempre adorada pelo seu povo. Descanse em paz!

Quem também lamentou a morte da monarca foi o ex-jogador de futebol Pelé. “Sou um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e vivenciar a magia de um Maracanã lotado. Seus feitos marcaram gerações. Esse legado durará para sempre”, disse o ex-jogador Pelé.

Já a apresentadora e modelo Adriane Galisteu postou uma foto da rainha com a legenda “Deus Salve a Rainha”.

Luto oficial no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou nesta quinta-feira (08) luto oficial de três dias, em todo o território nacional, pela morte da rainha britânica Elizabeth II. O documento foi assinado pelo chefe do Executivo e também pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

Em postagem nas redes sociais, Bolsonaro lamentou a morte da monarca: “Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA