Saúde Mental: Como identificar se você está precisando de ajuda?

0
1607
Durante a pandemia, por exemplo, a casa virou extensão do trabalho. Milhares de pessoas descobriram o que era “Burnout”. Imagem: br.freepik.

O cansaço físico e emocional tem estado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, principalmente, devido às mudanças nos estilos de vida

Por Paula Bourguignon

Durante a pandemia, por exemplo, a casa virou extensão do trabalho. Milhares de pessoas descobriram o que era “Burnout”, ou seja, uma forma de esgotamento profissional, e passaram a relatar o problema.

- Continua após a publicidade -

Os transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.

As principais causas são:

  • Não respeitar horários de entrada e saída do trabalho;
  • Isolamento e falta de integração entre os membros da equipe;
  • Prazos de entrega que não são factíveis;
  • Chefes abusivos;
  • Aumento da carga de trabalho sem recompensas claras;
  • Insegurança quanto a estabilidade no emprego;
  • Falta de clareza sobre os objetivos da equipe e empresa.

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, cansaço, sudorese, palpitação, dores musculares, insônia, distúrbios gastrintestinais, por exemplo.

Em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 86% dos entrevistados registraram sintomas de ansiedade, 45,5%, de estresse pós-traumático, e 16%, de depressão, entre 2020 e 2021.

Mas o problema não é de hoje, tampouco se restringe aos adeptos do home office. Para quem trabalha fora, as horas no trânsito e a falta de tempo para estar com a família, para o lazer e até mesmo para dormir têm levado as pessoas a níveis graves de exaustão.

Saúde Mental: Como identificar se você está precisando de ajuda?
A psicóloga Caroline Turatti menciona os reflexos da Pandemia na vida das pessoas.

“Existem muitos fatores que são reflexos da pandemia. Acho que tudo que estamos vivendo é efeito e consequência dela ainda. As pessoas realmente têm buscado mais se tratar e se cuidar, acho que em virtude da própria sociedade falar mais abertamente sobre saúde mental e bem-estar. Isso também nas empresas, organizações, com líderes e gestores, abordando o tema e desmitificando isso de conseguimos passar por todos os problemas sozinhos, como quadros de ansiedade e depressão”, disse a psicóloga Caroline Turatti.

Tratamento

O tratamento é muito semelhante com a prevenção. Para evitar o esgotamento, precisamos cuidar do nosso bem-estar, fazer atividades que relaxem a mente, exercícios físicos, dormir bem, e se desconectar daquilo que está desgastante sempre que possível.

“Importante procurar um profissional quando as suas emoções estão intensas e você não consegue identificar e sair disso. Além disso, começa a encontrar alguma dificuldade no trabalho, não ter um bom rendimento e fica desanimado. Se você não está como antes, é preciso o cuido e a devida atenção”, explica a psicóloga.

Algumas dicas:

  • Aumentar o convívio com amigos;
  • Fazer atividades relaxantes;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Reservar um tempo maior para o descanso e para o lazer;
  • Definir um hobbie durante a semana;
  • buscar transformar suas atividades diárias no trabalho.