26.8 C
Vitória
sábado, 28 março, 2020

Audiências discutem orçamento 2020 do Governo do Estado

Leia Também

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Governo autoriza ações de telemedicina em caráter temporário

A telemedicina foi lierada temporariamente durante a pandemia instalada no mundo e, mais recentemente, no Brasil pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).  

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Comissão de Finanças vai ouvir população e gestores sobre sugestões para os projetos da Lei Orçamentária Anual e do Plano Plurianual

Mais recursos para unidades de saúde, construção de escolas, compra de equipamentos agrícolas ou estrutura para a área de segurança. Esses são alguns exemplos de como a sociedade pode opinar sobre o uso do dinheiro público nas audiências abertas à população que serão realizadas pela Comissão de Finanças nesta quinta (17) e sexta-feira (18). O objetivo é debater duas peças orçamentárias, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), cujas propostas (PL 716/2019 e PL 830/2019) tramitam na Assembleia Legislativa (Ales).

Na quinta-feira, às 9 horas, o colegiado vai até Cariacica para colher sugestões na audiência que acontece no salão do Colégio Passionista, em Jardim América, O encontro vai contemplar as microrregiões Metropolitana, Litoral Sul, Central Serrana, Sudoeste Serrana, Central Sul e Caparaó, as quais envolvem 46 dos 78 municípios capixabas.

Na sexta o encontro, marcado para o mesmo horário, será na Câmara Municipal da Serra e terá como foco as microrregiões Rio Doce, Nordeste, Noroeste e Centro-Oeste, envolvendo os 32 municípios restantes.

“A participação popular nas audiências públicas que irão apresentar o PPA e a LOA é fundamental para que as metas orçamentárias estejam alinhadas ao interesse público. É uma oportunidade para o povo conhecer e discutir as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo do Estado ao longo deste mandato”, avalia o presidente da Comissão de Finanças, deputado Euclério Sampaio (sem partido).

As audiências normalmente são iniciadas com uma explanação de técnicos do colegiado sobre as matérias enviadas pelo Poder Executivo para análise da Ales. Em seguida é aberto espaço para a participação da sociedade. As sugestões apresentadas nas audiências poderão ser acolhidas por parlamentares e convertidas em emendas às propostas orçamentárias.

Orçamento

A realização de audiências públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) está prevista no Regimento Interno da Assembleia. Segundo o parágrafo 3º do artigo 238, “a tramitação do Projeto de Lei do Plano Plurianual – PPA e do Orçamento Anual contará com ampla participação popular, por meio de realização de audiências públicas em todas as microrregiões do Estado, bem como com todas as organizações não governamentais de forma setorial, a fim de que as matérias sejam discutidas e sejam apresentadas sugestões”.

*Da redação com informações da Assembleia Legislativa

Leia também
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade