24.9 C
Vitória
sábado, 25 maio, 2024

Atuação do Bandes permite a transformação da realidade capixaba

O desenvolvimento sustentável é um conceito que corresponde ao desenvolvimento ambiental das sociedades, aliado aos desenvolvimentos econômico e social. No Espírito Santo, o Bandes tem desempenhado diversas ações de fomento ao ambiente produtivo, buscando aliar projetos de investimento que gerem impacto positivo nos territórios que os projetos são implementados.

Com quase 60 anos, o Bandes tem apresentado, no decorrer de sua história, atuação disruptiva e inovadora ao propor programas de fomento para a introdução e a disseminação de modelos de negócios de vanguarda. A crescente conscientização pelo meio empresarial sobre questões ambientais, sociais e de governança tem criado um ambiente propício para introdução no mercado de mecanismos financeiros que contribuam para as políticas de desenvolvimento sustentável.

- Continua após a publicidade -

A agenda ESG (sigla de Environmental, Social and Governance), por exemplo, que consiste em um conjunto de boas práticas que demonstrem como a organização está consciente em relação ao seu papel nas diferentes esferas, tem levado empresas e investidores a adotarem abordagens mais sustentáveis nos negócios.

Alinhado às demandas sociais, ambientais e empresariais e também como forma de impulsionar essas práticas, o Bandes lançou, recentemente, o programa Funses ESG de Desenvolvimento, que adota como um de seus critérios de seleção a aderência a essa agenda.

Vinculado ao Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses), com recursos oriundos dos royalties da indústria do petróleo, este programa dotação inicial de R$ 250 milhões direcionando esforços para o fomento dos setores da indústria, saúde, educação e energia.

Outro destaque está em impulsionar projetos de impacto: o programa adota descontos na taxa de juros conforme a localização do empreendimento, tendo por base o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável por Microrregiões e o Índice de Participação dos Municípios. A iniciativa visa a promover o desenvolvimento equilibrado das microrregiões capixabas, com a implantação de projetos que possam gerar emprego e renda equitativamente.

Ao fomentar o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o Bandes contribui para a redução das desigualdades e para a criação de oportunidades econômicas em regiões menos desenvolvidas. Isso não apenas melhora as condições de vida da população, mas também fortalece a economia como um todo, promovendo uma distribuição mais equitativa da riqueza e evitando a concentração excessiva de atividades econômicas em centros urbanos.

Um dos objetivos do Bandes, como instituição compromissada com o desenvolvimento sustentável, é atuar com produtos e serviços que reforcem as ações de responsabilidade social, ambiental e climática, evidenciadas no Planejamento Estratégico do banco 2023-2027. Por isso, o banco do desenvolvimento capixaba vem se atualizando nos temas de importância para um futuro mais próspero para as atuais e futuras gerações, como as discussões em torno da emissão de títulos sustentáveis, ESG, sustentabilidade e inclusão financeira de gênero.

Desta forma, o banco tem contribuído de maneira efetiva para que o crescimento econômico esteja indo ao encontro da agenda global de proteção ao meio ambiente para as futuras gerações. A contribuição tem sido além da oferta de crédito produtivo. O apoio técnico e financeiro em diversos projetos sustentáveis, como o programa Reflorestar e o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) são decisivos nesta agenda.

O Bandes trabalha com produtos e serviços que enfatizam a responsabilidade social, ambiental e climática.
O Bandes trabalha com produtos e serviços que enfatizam a responsabilidade social, ambiental e climática.Foto: Divulgação/Bandes

Com o Programa Reflorestar, o banco dos capixabas desenvolve a iniciativa do Governo Estadual de restauração do ciclo hidrológico, por meio da conservação e da recuperação da cobertura florestal, com a geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos. Já com o Funsaf, o banco está presente como agente técnico e financeiro em um fundo que apoia associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo, gerando empregos, renda e desenvolvendo o meio social dos agricultores capixabas.

A dinâmica de discussão com todos os atores, econômicos e sociais, das diferentes regiões capixabas, tem papel de contribuir para que o banco identifique projetos de financiamento de impacto local e possibilita, ainda, a formatação de produtos e serviços do Bandes adequados para cada região. Com seu papel articulador de investimentos produtivos, fomenta a economia local, com impacto nas regiões, contribuindo para a geração de emprego, renda e de riquezas com impacto no desenvolvimento regionalmente equilibrado.

Outra vertente tem atuação que beneficia diferentes cadeias produtivas por ser transversal e atender a diferentes modelos de negócios é o incentivo ao ecossistema de inovação local, sobretudo ampliando a oferta de recursos, por meio dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs) para startups e empresas emergentes que têm como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio. O FIP Funses 1, na modalidade venture capital multiestratégia, disponibiliza R$ 250 milhões do Fundo Soberano.

O Programa Reflorestar estimula a adoção de práticas de uso sustentável dos solos para restaurar o ciclo hidrológico.
O Programa Reflorestar estimula a adoção de práticas de uso sustentável dos solos para restaurar o ciclo hidrológico. Foto: Divulgação/Bandes

A modalidade de investimento está à frente nas políticas públicas de apoio ao mercado e difere do crédito tradicional, modelo já consolidado pelo Bandes, com suas linhas de crédito e programas de fomento. É uma iniciativa que busca impulsionar negócios promissores, o Fundo, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa, dando oportunidade de crescimento, com geração de empregos qualificados, e diversificação da matriz econômica capixaba.

São iniciativas que somadas contribuem para o papel do Bandes de transformador da realidade socioeconômica capixaba, gerando emprego, renda e oportunidades de crescimento sustentável.

Saiba mais:
www.bandes.com.br

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA