22.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Práticas ESG: ações vão além da preservação ambiental

Ao abrir o leque, é possível planejar metas e executá-las a partir das necessidades, recursos e gargalos da empresa, levando em conta tudo que vive ao seu redor

Por Alessandra Brandão

Norteadas pelas políticas em favor do meio ambiente, responsabilidade social e governança, as práticas ESG se tornaram um critério importante para avaliação das empresas.

- Continua após a publicidade -

O termo ESG é uma sigla que vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, que refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança corporativa.
Basta uma rápida pesquisa no Google sobre o termo para despontarem imagens e definições relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e demais ações de sustentabilidade.

Em maior escala, as práticas ESG são atribuídas a ações de preservação da natureza. Apesar de não ser incorreto, é limitante focar apenas nesse contexto, pois essa definição monotemática acaba contribuindo para que muitas empresas enfrentem dificuldades em fazer com que o padrão ESG funcione no ambiente corporativo.

Ao abrir o leque e perceber que as tais práticas vão além de ações em favor do meio ambiente, é possível planejar metas e executá-las a partir das necessidades, recursos e gargalos da empresa, levando em conta tudo que vive em seu redor. E priorizando o bem-estar de todos que dela fazem parte.

Na lista de empresas no Brasil que implementam práticas ESG, observa-se que as que mais se sobressaem pertencem a diferentes segmentos: financeiro, cosmético, alimentício, farmacêutica, telefônica, têxtil, entre outros. Algumas dessas instituições integram a carteira de Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), selecionadas por adotarem práticas de sustentabilidade, combate à corrupção, promoção da diversidade, gestão ambiental e algumas outras.

Ao todo, a carteira é composta por 46 empresas de 27 setores diferentes e juntas somam R$ 1,74 trilhão em valor de mercado.
Priorizar condutas sustentáveis que se refletem em um bem-estar local e também global é um valor primordial para quem almeja além dos lucros financeiros. É fundamental que tais valores sejam incorporados nas práticas diárias, na maleabilidade e na empatia que tanto falamos, e que tantas vezes é tão difícil torná-las uma realidade por meio de ações concretas.

E nesses pilares se constrói, em meio a esforços e desafios, uma imagem bem alicerçada, apostando em produtos e serviços de credibilidade que se destacam como referência em um mercado acirrado, mas que também exige diferenciais de relevância para prevalecer.

Alessandra Brandão é publicitária e consultora de marketing.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba