26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

Atividade econômica capixaba cresce 0,2% no 2º trimestre

Medidas restritivas que foram adotadas no estado em março impactaram o desempenho da atividade econômica no ES

por Samantha Dias 

A atividade econômica capixaba registrou alta de 0,2% em relação ao 1º trimestre de 2021. Esse crescimento leve é resultado das medidas mais rígidas contra a Covid-19, adotadas de novo em março deste ano devido aos aumentos no número de casos da doença e na taxa de ocupação de leitos no estado. Em meados do 2º trimestre, houve melhora progressiva e afrouxamento das medidas no estado, o que ajudou a equilibrar os resultados no trimestre.

O Comportamento da atividade econômica do Espírito Santo foi semelhante ao observado a nível nacional, que registrou um PIB de -0,1% na passagem do 1º trimestre para o 2º trimestre do ano. Os dados são do Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo, divulgado pela Findes.

Resultado expressivo é obtido na comparação do 2º trimestre de 2021 com o 2º trimestre de 2020: nessa análise interanual, a economia capixaba cresceu 16,6% e a economia nacional registrou uma variação no PIB de 12,4%. Mas esse crescimento não surpreende tanto, pois no ano passado o período foi de intensas medidas restritivas nos estados brasileiros.

Na análise do acumulado do ano (1º semestre de 2021), a economia do Espírito Santo apresentou aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Indústria

Fazendo a comparação da indústria capixaba entre os anos de 2020 e 2021 (2º trimestre), houve crescimento de 26,4%. Com exceção da indústria extrativa, todos os setores industriais do estado avançaram no período: construção (75,4%), indústria de transformação (54,3%) e energia e saneamento (12,2%).

Serviços

Na comparação interanual, o setor de serviços capixaba avançou 14,9%, com desempenhos positivos em todos os segmentos: comércio (35,7%), transporte (16,4%) e demais atividades (8,7%).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade