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domingo, 28 abril, 2024

Obras do Aquaviário e da Ciclovia da Vida serão entregues em agosto

Ampliação da Terceira Ponte aumenta capacidade em 40%; já o Aquaviário terá duas balsas  

Por Kebim Tamanini

Duas importantes inaugurações são esperadas para este mês pelos capixabas, e não sem razão. Ambas envolvem a travessia da baía de Vitória e deverão trazer melhorias no fluxo de veículos e na mobilidade urbana de quem vive ou trabalha na Região Metropolitana.

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Ainda sem data certa para a liberação definitiva, tanto a inauguração do Aquaviário quanto a da Ciclovia da Vida estão prometidas para agosto. Mas, segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), ainda é preciso finalizar alguns trâmites para enfim entregar essas duas obras à sociedade. Vale lembrar que as inaugurações das duas obras já foram adiadas algumas vezes.

A ampliação e Ciclovia da Vida, que margeia a Terceira Ponte, tem um custo de cerca de R$180 milhões para os cofres públicos. Já para as obras de reimplantação do Sistema Aquaviário o estado desembolsou R$ 6 milhões de reais.

Relembre alguns fatos importantes sobre as obras:

Terceira Ponte e Ciclovia da Vida

A ampliação das faixas da Terceira Ponte contribuirá para melhorar o fluxo nos horários de picos. Segundo o projeto, a capacidade será aumentada em cerca de 40% – o que será muito relevante para atender ao aumento de 3%, em média, no fluxo de veículos que ocorreu entre janeiro e junho de 2023. No mesmo período do ano passado, trafegaram pela ponte mais de 7.26 milhões de veículos, enquanto este ano o número subiu para 7,46 milhões. Os dados são da Rodosol, concessionária que administra a via.

Com a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, assim como as proteções central e laterais.
Imagem do alto de como ficará as faixas da Terceira Ponte. Foto: Semobi

Com a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, assim como as proteções central e laterais. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas do meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.

Em relação à Ciclovia da Vida, os ciclistas não terão acesso durante as 24 horas do dia. Segundo a Semobi a via será fechada para manutenção nas madrugadas. Os horários ainda serão definidos. A ciclovia será acessada por frequentadores com patinetes, skates, bicicletas e bikes elétricas. Contudo, será proibido o tráfego de pedestres.

Aquaviário

Segundo o governo do Estado, o Sistema Aquaviário será integrado ao Transcol, facilitando o acesso da população sem cobrança de qualquer valor adicional. Vale lembrar que a previsão é começar as atividades com duas embarcações, que percorrerão o trajeto entre as estações da Praça do Papa, em Vitória; de Porto de Santana, em Cariacica; e da Prainha, em Vila Velha.

Entretanto, o projeto inicial contava com quatro barcos e quatro estações: Praça do Papa, Rodoviária, Prainha e Porto de Santana. Mas a Semobi confirmou que a operação inicial vai ter apenas três estações e dois barcos para que a população possa utilizar esses serviços o quanto antes.

O secretário responsável pelas obras, Fábio Damasceno, disse em entrevista coletiva que as embarcações têm capacidade para 98 passageiros/cada e dois tripulantes, além de serem equipadas com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.

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