Ampliação da Terceira Ponte aumenta capacidade em 40%; já o Aquaviário terá duas balsas
Por Kebim Tamanini
Duas importantes inaugurações são esperadas para este mês pelos capixabas, e não sem razão. Ambas envolvem a travessia da baía de Vitória e deverão trazer melhorias no fluxo de veículos e na mobilidade urbana de quem vive ou trabalha na Região Metropolitana.
Ainda sem data certa para a liberação definitiva, tanto a inauguração do Aquaviário quanto a da Ciclovia da Vida estão prometidas para agosto. Mas, segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), ainda é preciso finalizar alguns trâmites para enfim entregar essas duas obras à sociedade. Vale lembrar que as inaugurações das duas obras já foram adiadas algumas vezes.
A ampliação e Ciclovia da Vida, que margeia a Terceira Ponte, tem um custo de cerca de R$180 milhões para os cofres públicos. Já para as obras de reimplantação do Sistema Aquaviário o estado desembolsou R$ 6 milhões de reais.
Relembre alguns fatos importantes sobre as obras:
Terceira Ponte e Ciclovia da Vida
A ampliação das faixas da Terceira Ponte contribuirá para melhorar o fluxo nos horários de picos. Segundo o projeto, a capacidade será aumentada em cerca de 40% – o que será muito relevante para atender ao aumento de 3%, em média, no fluxo de veículos que ocorreu entre janeiro e junho de 2023. No mesmo período do ano passado, trafegaram pela ponte mais de 7.26 milhões de veículos, enquanto este ano o número subiu para 7,46 milhões. Os dados são da Rodosol, concessionária que administra a via.
Com a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, assim como as proteções central e laterais. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas do meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.
Em relação à Ciclovia da Vida, os ciclistas não terão acesso durante as 24 horas do dia. Segundo a Semobi a via será fechada para manutenção nas madrugadas. Os horários ainda serão definidos. A ciclovia será acessada por frequentadores com patinetes, skates, bicicletas e bikes elétricas. Contudo, será proibido o tráfego de pedestres.
Aquaviário
Segundo o governo do Estado, o Sistema Aquaviário será integrado ao Transcol, facilitando o acesso da população sem cobrança de qualquer valor adicional. Vale lembrar que a previsão é começar as atividades com duas embarcações, que percorrerão o trajeto entre as estações da Praça do Papa, em Vitória; de Porto de Santana, em Cariacica; e da Prainha, em Vila Velha.
Entretanto, o projeto inicial contava com quatro barcos e quatro estações: Praça do Papa, Rodoviária, Prainha e Porto de Santana. Mas a Semobi confirmou que a operação inicial vai ter apenas três estações e dois barcos para que a população possa utilizar esses serviços o quanto antes.
O secretário responsável pelas obras, Fábio Damasceno, disse em entrevista coletiva que as embarcações têm capacidade para 98 passageiros/cada e dois tripulantes, além de serem equipadas com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.