24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Dr. Coutinho: “Aracruz é uma cidade reconhecida e premiada”

Em entrevista ao site da ES Brasil, o prefeito de Aracruz aponta as melhorias que a cidade recebeu nos últimos anos na saúde, educação e agricultura

Por Ludimila de Azevedo

Impulsionada pelo grande ritmo de crescimento, obras públicas, procura de empresas privadas e investimentos que estão fazendo a diferença na qualidade de vida da população, Aracruz realiza alguns dos maiores projetos de sua história no que diz respeito a saneamento, educação, saúde e moradia.

- Continua após a publicidade -

“Esses serviços não apenas beneficiam as empresas existentes, mas também podem atrair novos negócios, contribuindo para o contínuo crescimento da cidade. Todas essas melhorias podem criar um ambiente propício para um desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou o prefeito, Dr. Coutinho.

Ele lembra ainda que obras que ficaram anos paradas no município foram retomadas. “A Prefeitura de Aracruz trabalhou muito para colocar a casa em ordem, promover o equilíbrio das contas públicas e reduzir os gastos. Retomou obras que estavam paradas, está realizando intervenções por toda a cidade, muitas delas históricas, como o valão da Grande Bela Vista e o Complexo de Saúde no bairro Jequitibá. Vamos vencendo e crescendo”, comemorou.

Confira, no nosso bate-papo com o prefeito, outras importantes iniciativas que o município está desenvolvendo:

Dr. Coutinho

Prefeito de Aracruz destaca as ações que estão levando a cidade e região para um novo nível de desenvolvimento

ES Brasil: A cidade está se preparando para um aumento populacional, com a chegada de mais empresas, novos condomínios etc. O que está sendo feito nas estruturas de saúde e educação para acompanhar essa demanda?

Dr. Coutinho: Inicialmente é bom frisarmos que Aracruz é uma cidade reconhecida e premiada! Apenas em 2023 foram 10 prêmios recebidos, reconhecendo os feitos dessa gestão.

Na saúde, os investimentos são recordes! No novo Complexo de Saúde de Aracruz (CSA), que já está com a obra bem avançada, vai funcionar o Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), o Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (Cema) e a Unidade de Saúde do bairro Jequitibá. A nova estrutura vai receber em média 500 pessoas por dia, oferecendo serviços de diversas especialidades médicas.

Nessa gestão, a cidade passou de 13 para 18 Unidades de Saúde e de 18 para 30 equipes de Estratégia da Família. Foram implantados quatro novos serviços no município: Casa Azul, para atendimento exclusivo aos homens; Pronto-Atendimento no distrito de Jacupemba; Serviço de Oftalmologia no CEMA; e Programa Renascer Mulher. Além disso, foram ofertados à população mais de dois milhões de exames e consultas.

Temos também um compromisso sólido com o ensino. A ampliação de 1.000 vagas, a manutenção em todas as escolas e a construção de novas unidades refletem esse cuidado. Já os cursos de qualificação profissional, uma parceria eficaz entre a prefeitura e as instituições de ensino locais, são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, capacitando os cidadãos. São mais de 4.500 pessoas beneficiadas nos últimos três anos.

A presença da indústria é muito forte em Aracruz, mas a agricultura também tem merecido atenção da gestão municipal. Poderia falar sobre isso?

A Secretaria de Agricultura de Aracruz tem desempenhado um papel crucial no apoio ao produtor rural, destacando-se na melhoria da infraestrutura e no estímulo à agricultura local.

O investimento da prefeitura na construção da barragem de Rio Francês, por meio da Secretaria de Agricultura, destaca-se pela capacidade de armazenamento significativa de 1,2 bilhão de metros cúbicos (1,2 milhão de litros). Essa obra beneficia diversas famílias e propriedades rurais na região e desempenha papel fundamental no abastecimento, reservatório hídrico e irrigação para a produção agrícola local.

Há também a implantação do Projeto Barraginhas com captação de água das enxurradas e permissão de sua rápida infiltração, preservando o solo e aumentando a sustentabilidade hídrica.

Mais de 60 barraginhas e coxinhos foram construídos nessa gestão.

Este ano, com tão boas notícias, o que está sendo planejado para comemorar o aniversário de emancipação da cidade, no dia 3 de abril?

A Prefeitura já está nos preparativos para o Desfile Cívico Cultural que vai marcar as festividades do aniversário de 176 anos de Emancipação Política de Aracruz. No dia 3 de abril, a partir das 8h, mais de 4,000 pessoas vão movimentar a Avenida Venâncio Flores.

Várias escolas, instituições e entidades estarão mostrando os trabalhos desenvolvidos no município, a diversidade cultural e as belezas na nossa terra. Além do desfile, acontece de 4 a 7 de abril o Aracruz Botecos, na Praça da Paz, com a participação de vários estabelecimentos, exposição e venda de cervejas locais, música de qualidade e uma estrutura completa de lazer e entretenimento para todas as idades. Um festival incrível para toda a família.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA