24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Após recontagem de votos, Guarapari tem novo vereador

Decisão do TRE-ES altera composição do Legislativo em Guarapari

Por Redação

Após a recontagem de votos realizada na tarde da última quarta-feira (7), o município de Guarapari ganhou um novo vereador: Enis Soares de Carvalho (PSB) assumirá o lugar de Denizart Luiz do Nascimento, o “Zazá” (Podemos), que foi cassado por fraude em cota de gênero partidária.

- Continua após a publicidade -

O processo foi conduzido pela juíza Letícia Nunes Barreto, titular da 24° Zona Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a posse de Enis Soares será realizada em data a ser definida pela Câmara Municipal.

No processo do TRE-ES, consta que, para atender a Lei 9504/1997, pela qual cada partido deve destinar 30% das vagas femininas, o Podemos teria usado a candidatura de uma mulher, de nome Hiziliene Andrade Rocha, apenas com o intuito de atender à imposição legal.

Em depoimento prestado em juízo, na condição de testemunha, Hiziliene afirmou que não tinha interesse na candidatura a vereadora, após dizer que “não era bem o que eu queria”, deixando claro que o real propósito em concorrer nas eleições de 2020 estava vinculado à visibilidade que a eleição daria à sua imagem.

Segundo ela, a motivação era que “queria aparecer”, devido ao anseio por uma vaga no Conselho Tutelar. A candidata afirmou que não trabalhou na própria campanha por ausência de recursos e devido a falta de apoio partidário. A partir daí, Hiziliene teria passado a apoiar e trabalhar na campanha do candidato e presidente do Podemos à época, Lennon Monjardim, que formava chapa com Denizart Luiz.

Denizart ainda não se manifestou da decisão, que pode ser recorrida.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA