22.9 C
Vitória
sexta-feira, 18 DE abril DE 2025

Após recontagem de votos, Guarapari tem novo vereador

Decisão do TRE-ES altera composição do Legislativo em Guarapari

Por Redação

Após a recontagem de votos realizada na tarde da última quarta-feira (7), o município de Guarapari ganhou um novo vereador: Enis Soares de Carvalho (PSB) assumirá o lugar de Denizart Luiz do Nascimento, o “Zazá” (Podemos), que foi cassado por fraude em cota de gênero partidária.

O processo foi conduzido pela juíza Letícia Nunes Barreto, titular da 24° Zona Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a posse de Enis Soares será realizada em data a ser definida pela Câmara Municipal.

No processo do TRE-ES, consta que, para atender a Lei 9504/1997, pela qual cada partido deve destinar 30% das vagas femininas, o Podemos teria usado a candidatura de uma mulher, de nome Hiziliene Andrade Rocha, apenas com o intuito de atender à imposição legal.

Em depoimento prestado em juízo, na condição de testemunha, Hiziliene afirmou que não tinha interesse na candidatura a vereadora, após dizer que “não era bem o que eu queria”, deixando claro que o real propósito em concorrer nas eleições de 2020 estava vinculado à visibilidade que a eleição daria à sua imagem.

Segundo ela, a motivação era que “queria aparecer”, devido ao anseio por uma vaga no Conselho Tutelar. A candidata afirmou que não trabalhou na própria campanha por ausência de recursos e devido a falta de apoio partidário. A partir daí, Hiziliene teria passado a apoiar e trabalhar na campanha do candidato e presidente do Podemos à época, Lennon Monjardim, que formava chapa com Denizart Luiz.

Denizart ainda não se manifestou da decisão, que pode ser recorrida.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA